O ambiente de investimentos pode parecer um tanto quanto complexo para quem não está acostumado com o mercado financeiro, uma vez que é repleto de siglas e expressões que não estão presentes no cotidiano da maioria das pessoas. Pensando nisso, preparamos um post explicando o conceito de Year over Year (YoY) e mostrando como calculá-lo.
Afinal, quem não estiver em sintonia com os termos que surgem no cotidiano do setor terá mais dificuldades em suas tomadas de decisão, o que pode fazer com que tenha receios desnecessários, renuncie a boas oportunidades e acabe concentrando demais sua carteira. Continue sua leitura e descubra como evitar que isso aconteça com você!
O que é Year over Year (YoY)?
O Year over Year, também conhecido por sua sigla YoY, pode ser traduzido para o português como “ano a ano”. No entanto, no mercado financeiro, o termo é um indicador muito utilizado, que está relacionado com os resultados que determinada empresa ou organização divulga para o capital aberto na Bolsa de Valores.
A métrica se refere a um cálculo matemático, que compacta o desempenho de determinado período com o mesmo período há um ano, realizando uma projeção sobre o desempenho e tendo o resultado apurado em percentagem. Vale ressaltar que a análise pode ser feita para quase todos os tipos de produto e ajuda a compreender suas movimentações.
Vale a pena usar o Year over Year?
Definitivamente, vale muito a pena usar o Year over Year, uma vez que ele pode ajudar a compreender melhor o cenário macro de uma empresa, companhia ou mesmo parâmetros que se repetem anualmente. A comparação ajuda a minimizar os impactos da sazonalidade e compreender as estatísticas com maior propriedade.
Uma empresa que teve um desempenho incrível no último trimestre em relação aos meses anteriores, por exemplo, pode parecer muito atrativa em um primeiro momento. Porém, ela pode não ser tão interessante assim se você verificar que isso ocorreu no mesmo período nos anos anteriores, não mantendo a boa rentabilidade nos momentos seguintes.
Como calcular o Year over Year (YoY)?
O Year over Year pode ser calculado de algumas formas diferentes, mas a sua premissa básica, como citamos, é a de comparar o desempenho de uma variável em um mesmo período, em dois anos consecutivos. A sua fórmula, portanto, pode ser definida como:
YoY= Valor do Ano Atual – Valor do Ano Anterior / Valor do Ano Anterior
Como exemplo, podemos citar uma empresa cuja lucratividade foi de 500 mil reais no ano de 2019 e de 800 mil reais no ano de 2020. Aplicando a fórmula, o YoY fica 800.000 – 500.000/ 500.000, o que traz um resultado de 0,60.
Como a expressão é em percentual, podemos inferir que houve um aumento de 60% na lucratividade.
Para que é usado o Year over Year (YoY)?
Como citamos, o Year over Year tem a função primordial de permitir a comparação entre dois períodos iguais, em anos diferentes. Para os investidores, por exemplo, isso ajuda a orientar decisões de investimento, descobrir empresas com desenvolvimento sólido ou manter o alerta ligado para ativos que estão apresentando resultados pouco animadores.
Entretanto, existem diversas outras possibilidades, considerando que praticamente qualquer evento mensurável e que se repete anualmente pode ser comparado baseado no YoY. Aliás, os intervalos também podem variar, com comparações comuns utilizando desempenhos anuais, trimestrais, mensais ou até quinzenais, dependendo do objetivo.
Pensando em séries econômicas e financeiras, o Year over Year funciona para diversos parâmetros que você se depara com frequência, como lucros, receitas, taxas de desemprego, dívidas, PIB (Produto Interno Bruto), inflação, Selic, Custo Ponderado de Capital e muito mais. O YoY, portanto, facilita a comparação cruzada do conjunto de dados.
Em que situação o Year over Year é primordial?
O Year over Year vem sendo um dos indicadores-chave mais utilizados para avaliar os resultados de uma empresa por diversos motivos importantes. Um deles é que, usando o percentual obtido para o período, o investidor consegue mitigar o problema da sazonalidade, um fator preponderante e que poderia influenciar em uma série de negócios.
Afinal, muitos segmentos são influenciados pela época, e diversos modelos de negócios têm uma temporada de pico, seguida por outra de baixas demandas. No varejo, por exemplo, não é novidade para ninguém que o auge tende a ser no último trimestre do ano. Se a comparação fosse feita com o trimestre imediatamente anterior, ela não teria muito valor.
Como usar o Year over Year a seu favor?
Se você chegou até aqui, já aprendeu bastante sobre o conceito de Year over Year. A grande questão agora é saber como usá-lo a seu favor. Os indicadores financeiros devem ser poderosos aliados do investidor inteligente, ajudando na tomada de decisões e permitindo uma escolha mais assertiva para a melhor composição da sua carteira.
O YoY oferece dados relevantes e informações consistentes sobre como uma empresa ou um ativo vem se comportando no mercado em um período específico. Com isso, você pode descobrir quais alternativas estão em melhor sintonia com seus objetivos, suas demandas e seu perfil de risco, em curto, médio e longo prazos.
Como começar a investir corretamente?
Não há dúvidas de que, para investir corretamente, você deve estar familiarizado com alguns indicadores-chave, como é o caso do Year over Year. No entanto, este é apenas um dos vários aspectos que você precisa considerar, tendo em vista que é preciso analisar seu próprio perfil, traçar objetivos e conhecer os tipos de produtos disponíveis no mercado.
Nesse sentido, contar com um bom banco de investimentos pode ser imprescindível. Seus profissionais promoverão a estruturação, coordenação e montagem do seu portfólio, com escolhas baseadas em sua grande expertise na administração de ativos. Por isso, mesmo que você tenha bons conhecimentos sobre o ramo, uma ajuda pode ser muito bem-vinda.
Como você pôde ver, o Year over Year pode ser um indicador muito importante na análise de resultados e no direcionamento de decisões por parte dos investidores.
Gostou de aprender o que é o Year over Year (YoY) e como calculá-lo?