Blog do modalmais

VWAP: veja como utilizar o indicador nas operações de trading

Se você deseja se aprofundar no mercado financeiro e continuar ampliando seus conhecimentos, então o VWAP é um dos indicadores a serem estudados. Esse é um dos indicadores preferidos entre os grandes players do mercado. Porém, ele também pode ser utilizado por investidores de qualquer porte para melhorar sua tomada de decisão enquanto gerencia seus ativos ou derivativos.

Assim como qualquer outro indicador, ele tem seus próprios cálculos, é necessário saber como interpretá-lo, tem suas vantagens e limitações. Continue esta leitura para saber como utilizá-lo e entender por que é muito usado no mercado financeiro!

O que é VWAP e como calculá-lo?

O Volume Weighted Average Price (VWAP ou Preço Médio Ponderado por Volume) mostra a média dos preços que foram negociados. Sua função é dar uma ampla visão da liquidez e dos pontos de interesse do ativo que está sendo analisado.

Ele é usado na análise técnica (ou análise gráfica), tipo de estudo em que se aplica um conjunto de indicadores para observar o preço e demanda de ativos para tentar prever um futuro próximo.

Calcular o VWAP é consideravelmente simples, bastando aplicar a seguinte fórmula:

PVWAP = ∑ j Pj x Qj / ∑ j Qj

Onde:

  • j = ativo financeiro em análise;
  • PJ = preço médio de j;
  • QJ = quantidade do j.

Não é preciso aplicar esse cálculo manualmente, uma boa Home Broker (sistema de negociação de ativos) a aplica automaticamente. Você deve conhecer sua importância, saber interpretá-lo e suas limitações.

Qual é a importância desse indicador para trades?

Diferente de outras médias móveis, que se concentram em períodos, o VWAP é voltado ao volume financeiro e demonstra quais são as medidas dos maiores players do mercado, que movimentam grande parte dos ativos.

Você também pode usar uma meta de negociação do VWAP para garantir que está executando um lote conforme o volume de mercado. Isso minimiza os custos da transação e os custos de impacto no mercado. Outra utilidade para o trader é ajudar a identificar pontos de menor ou maior liquidez do ativo.

Um insight relevante é a demonstração de indícios de uma tendência de queda ou alta brusca do valor do ativo. Porém, para que uma tendência se mantenha forte, é necessário que boa parte do mercado entre e não apenas que um grande player movimente o preço. Caso o volume não confirme a tendência é provável que ela se dissipe.

Quais são as restrições do VWAP?

Há certas limitações que devem ser consideradas quando você decide aplicar o VWAP. Um deles é que o indicador reinicia a cada dia no pregão, já que os movimentos dos grandes players podem ser

Como esse é uma métrica focada em volume, ele pode sofrer distorções. Por isso, pode ser perigoso aplicá-lo por longo período, devendo recalculá-lo frequentemente.

Por fim, não se deve considerar apenas esse indicador quando você está tomando decisões no mercado financeiro. Você deve criar uma estratégia que aplica vários indicadores para fazer uma boa negociação. Isso acontece porque é possível que, em uma tendência de alta, que o preço continue aumentando sem ficar abaixo do VWAP.

Quais são as vantagens de utilizar o VWAP?

Quanto às vantagens para quem opera com trading, ele permite saber quando um ativo está valorizado ou não. Basicamente, os preços próximos ao VWAP são considerados como justos.

Quando um valor está muito acima da métrica, eles estão sobrecomprados, ou seja, o ativo passou por um período de valorização intensa e está próximo de reverter. Se o preço está muito abaixo do VWAP, ele está sobrevendido, movimento de bastante desvalorização que poderá se reverter.

Outra vantagem é poder entender melhor como os grandes players do mercado e investidores institucionais (como empresas, bancos, fundos e seguradoras) se portam no mercado. Isso acontece porque o VWAP é exaustivamente utilizado por esse tipo de player.

Como é possível usar o VWAP nas operações de trading?

Primeiro é interessante entender como ele é interpretado por investidores institucionais. O VWAP é usado como benchmark que avalia a eficiência de grandes volumes de ativos.

A compra é vantajosa se um player está adquirindo ativo por preço médio abaixo do VWAP. Por outro lado, ele faz uma boa venda quando o preço está acima do VWAP.

Para traders, o VWAP é usado mais como uma ferramenta para confirmar tendências previstas. Ou seja, ele mostra suporte ou resistência de uma tendência durante a análise. Além disso, o trader sabe se comprará ou venderá o ativo acima dessa média, assim como é usado pelo investidor institucional.

Quais são exemplos de estratégias usando o VWAP?

É possível usar o VWAP de variadas formas, sendo que as operações consistem em usar o indicador como suporte ou resistência, além de ser um dos pontos de força mais relevantes para qualquer ativo. Veja alguns exemplos de estratégias que esse indicador pode ser aplicado no campo prático.

Pullback no VWAP

Nessa estratégia, o investidor se posiciona na região do VWAP (abaixo ou acima) depois que o indicador se move a alguma direção. Antes de tomar a decisão, é importante confirmar:

  • Saldo de acúmulo de agressão, que mostra o acumulado da agressão em um determinado período;
  • Se há sinais de reversão do indicador.

Pullback após rompimento do VWAP

O trader se posiciona a favor do fluxo que comprou a região do VWAP. Nesse caso também é importante considerar aspectos como:

  • Rompimento da tendência com alta agressividade;
  • Rompimento da tendência com alto volume;
  • Pullback com a redução do volume.

Lembrando que rompimento é movimento de compra que superou a venda, fazendo o preço do ativo continuar subindo.

VWAP como ponto de entrada

Pode-se usar o VWAP como ponto de entrada em uma operação. O trader faz a operação de compra a partir do VWAP mensal, mas foca no VWAP diária.

Essa é uma operação de compra que vai contra a tendência, faz pullback do movimento de queda (prepara um stop abaixo do VWAP semanal).

VWAP como alvo da operação

Nesse caso, a operação é feita nas extremidades de um movimento, ou seja, quando o preço já está longe do indicador. O investidor compra o ativo e prepara uma operação buscando a reversão do movimento, com stop abaixo da mínima. O alvo aqui é a região do VWAP diária ou mensal.

O VWAP é muito importante para saber o preço justo de um ativo, além de fornecer dados sobre tendência, regiões de interesse, liquidez e outras informações. Por isso, deve ser aplicado no dia a dia de qualquer trader. Mas você ainda deve contar com um Home Broker que permite montar o VWAP junto a vários outros indicadores para que você tome a melhor decisão.

Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo dicas sobre investimentos, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você será informado sempre que publicarmos um novo conteúdo.

Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.