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Você conhece os golpes aplicados atualmente? Confira detalhes e dicas para se proteger!


Temos a nosso alcance uma grande rede de meios de comunicação que oferece infinitas possibilidades e torna tudo mais fácil, rápido e prático. Porém, existem golpes e fraudes por todas as partes, e a cada dia aumentam os números de vítimas, pois essas facilidades contribuem também com os fraudadores!

Entenda neste artigo os principais golpes e como evitá-los.

Quais são os principais golpes e fraudes?

Atualmente nos deparamos com diversos tipos de golpes, criados por pessoas de má-fé e que acabam atingindo pessoas inocentes. Vamos explicar um pouco sobre alguns dos golpes mais relatados nos últimos tempos, e quais as medidas de segurança que podem ser realizadas ao se deparar com situações semelhantes.

Golpe do Falso Empréstimo

Nesse tipo de golpe, os fraudadores criam sites e colocam anúncios atrativos em páginas principais de pesquisas, na maioria das vezes, usando nomes de bancos famosos, ou até mesmo em nome da Receita Federal ou Banco Central.

A vítima não se atenta ao site que está acessando e acaba fornecendo todos os dados para que os golpistas entrem em contato, afirmando que há um empréstimo pré-aprovado.

Os fraudadores entram em contato com a vítima, por telefone ou até mesmo por whatsApp, solicitam um depósito inicial na conta dos estelionatários para liberação do valor do empréstimo, a título de taxa ou qualquer outra justificativa. Após esse primeiro depósito, outros serão solicitados e a situação se estenderá até o máximo de valor que os golpistas puderem extrair de você.

É importante ressaltar que o modalmais não utiliza o WhatsApp para contratação de empréstimos, e todos os nossos canais de atendimento estão disponíveis para a verificação de dúvidas e informações.

Golpe do WhatsApp

Por ser um aplicativo de comunicação muito utilizado no Brasil, o whatsApp se tornou o principal alvo para clonagem de celulares e possíveis golpes.

Nesse caso, os golpistas enviam um link por SMS solicitando confirmação com o código de segurança do aplicativo.

Ao adicionar este código, o seu número é automaticamente clonado e os golpistas terão acesso aos seus contatos. Pode acontecer também de copiarem a foto de seu perfil. Assim, eles se passam por você e solicitam transferências bancárias, PIX ou depósitos para os seus contatos adicionados.

Golpe do Roubo de Celular

Geralmente, os roubos acontecem em vias públicas enquanto as pessoas utilizam o celular ou quando estão conectadas ao aplicativo “waze”.

Dessa forma, os criminosos têm acesso ao aparelho já desbloqueado e, a partir daí, buscam por senhas eventualmente armazenadas pelos próprios usuários em aplicativos e sites que costumam utilizar, ou tentam identificá-las pesquisando as fotos e dados pessoais, como datas de aniversários. De posse dessas informações, os assaltantes tentam ingressar no aplicativo do banco.

Golpe da Falsa Central de Atendimento

É extremamente comum recebermos ligações de centrais de atendimento de empresas que possuímos cadastro, conta aberta ou que já realizamos alguma compra anterior. Nesse tipo de golpe, o fraudador entra em contato com a vítima, para transmitir mais credibilidade, como se a ligação fosse originada diretamente do seu banco. O golpista informa a vítima que a conta da mesma foi invadida, violada ou clonada, e solicita a confirmação de dados pessoais.

Após isso, é solicitado que a vítima ligue para o número da central de atendimento que se encontra no verso do cartão de crédito. Porém, o que realmente acontece é que o golpista permanecerá na linha, aguardando enquanto a vítima desliga e liga para o novo número e, então, reinicia a conversa, o que dá a impressão de que você realmente está falando com a central de atendimento do seu banco.

Dessa forma, eles solicitam senhas de cartões, tendo acesso completo aos seus dados e podendo realizar compras e a clonagem do cartão. Lembre-se, você nunca deve informar sua senha a ninguém!

Golpe do Falso Motoboy

Este é um golpe também muito comum, onde o golpista se identifica como um funcionário do banco, assim como no “Golpe da Falsa Central de Atendimento”, e informa que o seu cartão de crédito foi clonado ou fraudado.

Ele orienta a vítima que irá enviar um motoboy ou um portador até sua casa para retirar o cartão. Detalhe que, mesmo se cortar o cartão e deixá-lo com o chip inteiro, os golpistas podem utilizá-lo e acabar fazendo compras em nome da vítima.

Golpe da venda de produto usado

Neste golpe, é utilizada a técnica de phishing, onde o cibercriminoso invade o perfil da rede social de uma vítima, como o Instagram, e começa a fazer publicações nos stories e/ou feed, vendendo produtos com preço acessível e mais atrativo. No golpe, os criminosos observam as características de como o dono do perfil escreve, sendo o mais semelhante possível, fazendo com que a pessoa que responda ao anúncio não identifique que se trata de um golpe. Os cibercriminosos que aplicam esse golpe geralmente anunciam os produtos informando que estão de mudança e precisam se desfazer dos bens. Após isso, o golpista pede um Pix como adiantamento do pagamento, e depois que o valor é transferido, eles cortam o contato com a vítima.

Para evitar cair nesse golpe, entre em contato com a pessoa por outros meios de comunicação, e confirme se o anúncio é verdadeiro. Além disso, sempre confira os dados da conta que estão na chave Pix informada.

Golpe do Pix

Os golpistas enviam mensagens de texto, onde oferecem descontos em faturas de celular ou cartão de crédito, por exemplo, caso o pagamento seja feito por Pix. Eles já enviam na própria mensagem de texto o código QR Code para realizar o pagamento.

Em outro golpe do Pix, uma união entre bandeiras de cartões é anunciada, oferecendo descontos de até 40% na fatura. A vítima é direcionada para um site falso, e precisa informar seu CPF, o valor da fatura a ser paga, bandeira e os quatro últimos números do cartão de crédito, para que então possa gerar o QR Code com o suposto desconto. Para aumentar a credibilidade, os criminosos usam os chamados encurtadores de links para envio das mensagens, que deveriam ser exclusivos na comunicação de operadoras de telefonia e grandes empresas, tornando ainda mais difícil de diferenciar o link oficial de um site falso.

Golpe da Troca de Cartão

Outro golpe muito comum é o da troca de cartão, realizado de forma física.
Pode acontecer quando você for pagar suas compras em estabelecimentos comerciais ou até mesmo pagar um táxi.

Ao passar o cartão, o golpista se atenta quando está digitando a senha na máquina; nos momentos seguintes, enquanto aguardam o processo de aprovação da transação, ele realiza uma troca muito rápida do seu cartão por um falso.

Assim, você nem percebe que seu cartão foi parar nas mãos do golpista, e ele terá gravado a sua senha, podendo realizar compras em seu nome.

Golpe do Cartão Não Presente

Esse golpe é aplicado somente em compras online pela internet, por meio de dados cadastrais roubados.
O golpista consegue esses dados, e acaba realizando compras de bens e contratação de serviços em nome da vítima.

Para conseguir isso ele precisa do nome da vítima, do endereço de cobrança do cartão, do código de segurança do cartão e da data de validade.
Essas informações sempre são solicitadas quando realizamos o cadastro de algum cartão de crédito ou débito e podem facilmente ser “hackeadas”.

Golpe do Cartão Extraviado

Já neste golpe, os criminosos conseguem um cartão físico em nome da vítima que será alvo do golpe (por vezes até conseguem interceptar das caixas de correios).
De posse do cartão, entram em contato com a vítima e solicitam sua senha, alegando que, com essa informação, o processo de solicitação e envio do novo cartão será mais rápido.

É importante se atentar aos detalhes desse tipo de contato e não informar dados pessoais se não souber com quem está falando! E lembre-se que você nunca deve informar sua senha a ninguém.

Golpe das Falsas Lojas Online

É muito comum nos dias de hoje lojas que criam perfis em redes sociais, como no Instagram. Colocam diversas publicações, produtos à venda e podem até mesmo criar perfis falsos de pessoas que elogiam a loja. A vítima realiza a compra diretamente pela loja, informa dados pessoais e realiza transferência por PIX ou TED.

Após a transferência do dinheiro, a vítima é bloqueada e nunca receberá a mercadoria ou serviço pago.

Golpe das Falsas Promoções

Também é comum alguns perfis falsos de empresas grandes entrarem em contato por whatsApp ou Instagram, informando que você ganhou alguma promoção, ou que estão distribuindo algum vale-compra num valor atrativo.

Ao clicar no link que é apresentado, você é redirecionado à algum site, onde será preciso informar seus dados pessoais e, muitas vezes, até preencher dados de conta corrente, para que possa receber o valor do prêmio.

Após a inclusão dos seus dados, você não consegue mais acessar o perfil da empresa e da falsa promoção, ficando vulnerável, uma vez que o golpista possui todos os seus dados.

Recomendamos alguns cuidados:

  • Desconfie de produtos com o valor atrativo, pesquise o produto no site original antes de concluir a compra;
  • Verifique se a empresa possui endereço físico e canal de relacionamento com o cliente;
  • Não baixe aplicativos de lojas desconhecidas;
  • E lembre-se que os perfis do Instagram também são invadidos por fraudadores todos os dias, portanto, mesmo que seja um produto divulgado no perfil de um “amigo” ou “conhecido”, antes de realizar o pagamento, confirme os dados por outro canal de comunicação.

Golpe da Vídeo-Chamada

É fato que o whatsApp já possui a função de chamada de vídeo. Porém, alguns golpistas criam sites e links que fazem com que a pessoa, ao acionar o recurso da vídeo-chamada, tenha que inserir seu número e informar o código de verificação.

Muitas vítimas inocentes acabam inserindo esses dados, por falta de informação ou até mesmo por achar que se trata de procedimento normal do próprio WhatsApp.
Dessa forma, o golpista captura seus dados e pratica as fraudes.

Golpe da Mão Fantasma

Ele acontece quando uma vítima recebe a ligação de uma suposta central de atendimento do banco onde possui conta. O falso atendente pergunta se ela realizou uma determinada transação, que não será reconhecida, e recomenda ao correntista a instalação de um app para evitar novas operações fraudulentas.

Como evitar esse tipo de golpe?

• Se alguém te ligou falando que é de alguma central de atendimento do banco, desconfie, desligue a ligação e ligue nos canais de atendimento oficiais.

• Essa pessoa pediu para instalar um novo aplicativo, desconfie e nunca instale!

Esse app na verdade é um malware, instalado no celular, onde os cibercriminosos obtêm acesso remoto ao dispositivo, podendo manipular diversos dados, incluindo as informações financeiras. Fique atento! Nunca forneça suas informações pessoais e financeiras para ninguém!

Como se prevenir dos golpes?

Acima, mencionamos somente alguns dos golpes mais praticados recentemente. Mas há diversos tipos de golpes e, infelizmente, os golpistas se renovam a cada dia. Mas, será que é possível se proteger desses golpes? E como isso pode ser feito? Continue lendo!

1 – CUIDADO AO REALIZAR PAGAMENTOS

Evite depositar valores em contas de Pessoas Físicas para liquidar transações com Pessoa Jurídica (mesmo que seja a pessoa de contato na empresa).

Da mesma forma, ao realizar o pagamento de boletos, temos duas etapas extremamente importantes a serem observadas:

1ª etapa: conferência dos dados do boleto

  • Nome/CPF ou Razão Social/CNPJ do emissor;
  • Data de Vencimento;
  • Valor.

2ª etapa: conferência dos dados do beneficiário (apresentados após a inclusão da linha digitável / código de barras )

  • Os três primeiros números do código de barras devem corresponder ao código do banco;
  • O CPF / CNPJ do beneficiário deve ser da pessoa / instituição à quem você efetivamente deve realizar o pagamento.

Quando realizar compras online pela internet, com pagamento prévio, por aplicativo ou site, e o motoboy solicitar novamente o pagamento no momento da entrega, não realize. Peça ao mesmo para aguardar e entre em contato com o estabelecimento informando o fato e solicite orientações.

É importante sempre ter números de contato do estabelecimento em mãos, e nunca realize pagamentos por impulso. Isso pode custar muito do seu bolso!

2 – INFORMAÇÕES PESSOAIS

O ideal é não informar dados de senhas por telefones, caso não tenha certeza de que está entrando em contato com o lugar correto.

Certifique-se do número que discou, e se o mesmo se encontra no site oficial do estabelecimento. Por exemplo, caso queira entrar em contato com o seu banco, confirme se o número consta dentro do site, ou é possível entrar em contato pelo chat do Banco e solicitar o telefone diretamente para os funcionários.
Dessa forma você terá certeza de que está falando com o seu banco.

3 – NÃO CLIQUE EM QUALQUER LINK

Nos dias de hoje links são enviados por SMS, e-mail, redes sociais ou até mesmo diretamente pelo whatsApp. A atenção deve ser redobrada, e caso tenha desconfiado de algo ou não se sente seguro, não clique em nada.

Muitos golpes são enviados por e-mail como forma de promoções, cupons de descontos, ou solicitação de cadastro para alguma loja. Sempre verifique se o conteúdo que foi enviado está de acordo com a atividade do estabelecimento e se o endereço de origem não é suspeito. Caso seja necessário, pesquise no Google ou YouTube. Muitas pessoas contam seus relatos em vídeos, e você pode se salvar de mais um golpe.

4- TENHA ATENÇÃO COM CARTÃO E PERTENCES PESSOAIS

Ao andar na rua, transporte público ou até em lojas e shoppings, precisamos ficar atentos com nossos pertences. Infelizmente o risco de perder algo ou ter algo furtado por algum golpista é grande, por isso deixe seus pertences principais bem guardados e tenha cuidado ao utilizar cartões em lojas físicas.

Devemos ter também atenção redobrada ao utilizar o celular em lugares com muitas pessoas, vias públicas e, até mesmo, no carro, em local visível e com os vidros abertos (principalmente quando o trânsito estiver parado e/ou lento).

5- CHEQUE SEU CARTÃO E EXTRATOS BANCÁRIOS COM FREQUÊNCIA

Ao sair para passear, temos o costume de comprar alguma coisa pelo caminho. Mas, é necessário criar o hábito de sempre checar o cartão, após cada utilização, verificando se contém as suas informações, pois caso seja trocado por algum semelhante você poderá recorrer rapidamente (Lembre-se do “Golpe da Troca de Cartão”)

Assim como é necessário checar seu extrato bancário com frequência (extrato da conta e extrato do cartão), e ver se todos os lançamentos estão de acordo com seus gastos.
Todo cuidado é necessário para se proteger!

6- FIQUE ATENTO PARA NÃO CAIR EM GOLPES

Ficar atento aos golpes pode se tornar algo cansativo, mas é de extrema importância para proteger seu dinheiro e seus dados e também evitar futuros problemas e prejuízos.

Caso receba qualquer solicitação de transferência bancária, PIX ou depósito que, supostamente possa parecer ser de um conhecido, amigo ou parente, verifique sempre se o número do celular que está enviando a solicitação é o mesmo que você tem registrado nos seus contatos. Se não for, não responda a mensagem; ligue para número de telefone do seu contato e confirme a situação.

Da mesma forma, se receber qualquer informação do seu Banco (por E-mail, SMS, WhatsApp), que desconheça, não acesse links e nem siga as orientações por ela transmitida. Entre, imediatamente, em contato com o Banco pelos canais oficiais para confirmar veracidade da informação recebida.

Caso ocorra de sofrer um golpe, é importante salvar todas as evidências, registrar um Boletim de Ocorrência, e comunicar, imediatamente, o seu Banco.
Dessa forma, você será orientado da melhor forma e poderá se proteger de futuras fraudes.

(*) Canais de Atendimento modalmais
ATENDIMENTO TELEFÔNICO: 4000-1085 (Capitais e Regiões Metropolitanas) ou 0800 031 6247 (Demais localidades)

ATENDIMENTO DEFICIENTE AUDITIVO: 0800 445 4020

SAC: 0800 941 2570

Ou poderá acessar o chat do modalmais pela página inicial de login da sua conta.

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