À medida que o preço de um ativo evolui, algumas figuras gráficas são deixadas no passado, permitindo ao investidor projetar possíveis movimentos no futuro. Um exemplo clássico disso é o topo triplo, muito utilizado por diversos perfis de investidores que estão na Bolsa de Valores.
Por meio dele, é possível extrair inúmeras leituras do mercado, facilitando uma tomada de decisões que pode ser mais acertada e trazer bons rendimentos para o investidor. Gostaria de saber mais sobre esse assunto?
Então, confira o post que preparamos para você. Nele, mostraremos o que é o topo triplo e como você pode aproveitar essa estratégia da análise gráfica para fazer suas entradas nos ativos comercializados na Bolsa de Valores. Continue lendo!
O que é o topo triplo?
Antes de entender o que um topo triplo é importante saber que ele é uma figura gráfica. Esses elementos são uma espécie de alusão a algum desenho que é plotado no gráfico à medida que o preço evolui. Os investidores e traders enxergam esses padrões repetidamente ao longo dos minutos, semanas, meses ou anos no gráfico.
Quando determinado padrão se forma é possível ter uma leitura sobre o movimento, possibilitando a tomada de decisão por parte do investidor. O topo triplo é um exemplo desse tipo de leitura. Basicamente, ele ocorre quando o mercado vem em uma tendência de alta, deixando 3 picos de altura semelhantes antes de inverter o movimento e perder força compradora.
Ao analisar o gráfico de um ativo que está subindo é possível verificar que ele não segue esse movimento constantemente. É natural que ele suba bastante e caia um pouco. Esse pequeno movimento de queda pode ser uma simples correção do preço, quando os compradores já estão satisfeitos com o lucro e encerram a operação.
Ou ainda, pode ser que esteja acontecendo uma perda do “apetite” comprador. Fazendo com que o mercado forme esses topos triplos. Assim, na maioria dos casos, acarretando a reversão do movimento. Um detalhe importante a ser mencionado é que o topo triplo só acontece em um mercado de alta.
Quando o movimento é o contrário — ou seja, o ativo está com o preço em queda e sofre uma reversão — nós temos um cenário conhecido como fundo triplo, que não será discutido neste conteúdo.
Quais são as características?
O padrão fundo triplo também é conhecido como Ombro-Cabeça-Ombro. A principal diferença é que o topo do meio tem uma altura um pouco superior às laterais. Gerando a ideia de que se trata de uma cabeça.
Um movimento de alta vai perdendo a força assim que atinge determinada região, deixando, portanto, os 3 tipos, que são formados por players que ainda estão tentando levar o preço para cima sozinhos.
Outra característica interessante do mercado que forma topos triplos é o volume de negociações em cada subida. Geralmente, ele tende a ser menor, podendo gerar uma forte queda nos preços após a formação do terceiro topo.
Por que é importante aprender sobre eles?
Os topos triplos têm duas finalidades para o investidor. Primeiro, para possibilitar a entrada em uma operação atuando como vendido. Além disso, caso você esteja comprado eles podem ser utilizados para mostrar que um movimento de alta pode estar chegando ao fim.
Nesse caso, você deve considerar a possibilidade de encerrar a operação antes que o preço retorne a patamares inferiores. Assim, gerando prejuízos que poderiam ser evitados.
Qual a diferença entre os topos duplos e triplos?
Além dessa figura gráfica nós também temos o topo duplo. A diferença entre eles é que nesse último caso não temos o terceiro topo. A segunda vez que o preço atinge determinada região ele já cai e não retorna mais aquele patamar durante o movimento que está sendo observado.
Nesse caso, os compradores teriam feito uma tentativa adicional para romper o topo anterior, mas não conseguiram. Nesse caso, também pode gerar uma entrada para o investidor, mas o risco de o mercado retornar à região de topo mais uma vez antes de cair é grande e demanda muitos cuidados.
Como identificá-lo no dia a dia?
O grande desafio do investidor que deseja inserir a estratégia dos topos triplos no seu dia a dia é identificar esse tipo de figura no gráfico. Isso porque, podem existir movimentos falsos que acabam enganando as pessoas.
Portanto, é importante ficar atento ao gráfico, se possível, inserir algumas ferramentas de análise de volume. Na formação do primeiro topo, você perceberá que o mercado perde força, fazendo o preço retornar rapidamente a um patamar anterior.
No segundo topo, ocorre a mesma coisa. É importante que nesse momento o topo esteja alinhado com o anterior. Se ele superar a resistência que foi formada é provável que os compradores ainda estejam vivos no mercado tentando levar o preço para cima.
Se isso não acontecer, o mercado fará mais um movimento de correção, seguido de mais uma tentativa de levar o preço ao patamar de resistência pelos compradores. Assim, formando mais um topo. Nesse momento, você terá configurado o topo triplo. No próximo tópico, mostraremos como ele será interpretado antes de tomar a decisão de entrar ou sair do movimento.
Como interpretar?
Os topos triplos podem ser interpretados da seguinte forma:
- confirmação de movimento;
- rompimento de suporte: após formar o terceiro topo, você pode aguardar o preço chegar no suporte anterior, que foi formado logo depois de cada topo. Nesse rompimento, é possível entrar em uma operação vendido ou desfazer uma compra. Afinal, as chances de queda no preço são altas;
- formação de uma nova resistência: após a quebra do suporte formado abaixo do topo triplo nós temos a formação de uma nova resistência que pode ou não ser testada novamente;
- candlestick de rompimento: observe os primeiros candlesticks que são formados logo após o rompimento. Eles precisam ter força para confirmar o movimento de reversão. Candles de indecisão devem ligar um sinal de alerta no investidor.
Por fim, o topo triplo é uma estratégia interessante e que pode trazer grandes resultados. Mas, para que isso aconteça você precisa estar atento às demais características do mercado. Especialmente, com relação ao volume de negociações que estão ocorrendo em cada movimento.
Confira também como funciona o indicador de Fibonacci e como ele pode ser utilizado nas suas operações para encontrar tendências de preço.
Siga o Blog modalmais no Telegram.