As operações de Day Trade são operações realizadas em curto prazo, onde o investidor precisa comprar e vender um ativo dentro do mesmo pregão, e dentro do horário de funcionamento da bolsa de valores. As operações day trade exigem boas análises, estudo diário e constância, e o profissional que deseja aumentar a rentabilidade e ganhos no mercado financeiro, deve ficar atento aos tipos de operações que podem ser realizadas.
Continue a leitura e saiba mais informações a respeito do assunto!
O que é Day Trade?
O Day Trade é um tipo de operação de curto prazo que se inicia e encerra no mesmo dia. Por essa razão, é uma ótima opção para quem deseja ter a possibilidade de ganhos mais rápidos, de acordo com as oscilações do mercado.
A agilidade e praticidade que as operações de Day Trade proporcionam, são um dos diversos fatores decisivos para os traders que desejam viver do mercado.
Contudo, para lucrar e ter um bom posicionamento, é preciso estudar a respeito do assunto. Algumas pessoas acham que o processo é fácil e, assim, podem acabar se arriscando de maneira errada. Para conseguir aproveitar as vantagens proporcionadas, é necessário contar com ajuda de profissionais especializados, para que eles ensinem as estratégias que funcionam no mercado.
Como operar no Day Trade?
Não é difícil aprender as regras da modalidade, mas é preciso cuidado e cautela. É fundamental ficar de olho na movimentação do valor de uma ação ou de um ativo. O trader profissional deve ficar atento às oscilações presentes na Bolsa para identificar um bom padrão e, em seguida, operar.
Por meio de uma avaliação dos dados do mercado, é possível aplicar técnicas certas. Ao contar com uma boa plataforma, o trader entende de forma mais eficiente o mercado e consegue estabelecer estratégias para conseguir usufruir dos benefícios financeiros em curto prazo.
Com uma análise minuciosa, você pode encontrar o cenário ideal para aumentar sua rentabilidade. Não se esqueça que é necessário comprar uma ação e aguardar a valorização do ativo,, conforme a tendência do mercado. Logo, quando ela estiver em alta, você poderá vendê-la.
No Day Trade você consegue operar com ações de grandes empresas, contratos futuros de índice e dólar e entre outros. Cabe ao trader analisar as opções e escolher aquela que satisfaça o seu perfil de investidor e o seu portfólio.
Quais os tipos de operações no Day Trade?
Com o Day Trade, você pode negociar diversos tipos de ativos disponibilizados no mercado. Confira quais podem fazer parte da sua estratégia:
Ações
Ações são frações de uma empresa que abre seu capital, para que suas ações sejam negociadas na Bolsa de Valores.
Sendo assim, ao comprar uma ação, o trader se torna sócio da organização, até que o título seja comercializado novamente. No Day Trade esse processo ocorre em um mesmo dia.
Dólar
Outra importante operação que pode ser negociada no Day Trade é a negociação do dólar. Para conseguir bons resultados, é fundamental analisar a cotação e, se perceber que existe chance de valorização para as próximas horas, é interessante investir.
Quando a moeda estiver alta, você terá ganhos satisfatórios. Saiba que o processo é diferente do que acontece nas casas de câmbio, tendo em vista que você não investe no dólar em papel, mas sim em seu potencial.
Índice
Os índices são negociados na bolsa de valores e para realizar a operação, é preciso que você faça uma avaliação pessoal. Assim, você poderá perceber as chances de ganho ou perda. Um índice muito negociado na Bolsa é o Ibovespa, o principal indicador de desempenho das ações presentes na Bolsa de Valores do estado de São Paulo.
Minicontratos
Os minicontratos consistem em contratos futuros, de índice e dólar. Foram desenvolvidos para o que a pessoa física conseguisse ter uma participação na Bolsa de Valores, mesmo com poucos recursos financeiros.
Para realizar minicontratos no Day Trade, é preciso que você tenha um valor mínimo para executar Day Trade de mini-índice, sendo R$ 100,00 e pelo menos R$ 250 para executar o Day Trade de minidólar.
É preciso destacar que os investidores realizam operações Day Trader para conseguir ganhos de forma rápida. Desse modo, o mini-índice e o minidólar são os ativos preferidos pelos profissionais, uma vez que são ativos negociados na B3 que apresentam boas oscilações no decorrer de um dia de negociação.
Quais os cuidados necessários?
Para operar no Day Trade é preciso ter alguns cuidados, assim como em qualquer operação no mercado financeiro. Sendo assim, selecione uma estratégia que seja ideal ao seu objetivo, pois com paciência e disciplina você poderá se tornar um trader profissional.
É essencial operar com calma e sabedoria. De acordo com os especialistas da área, não é interessante comprometer mais de 2% do capital em apenas uma operação. Para que o rendimento seja satisfatório, busque realizar operações de baixo valorpara que possa ir conhecendo as movimentações diárias do mercado.
O controle emocional é fundamental durante as operações no Day Trade, já que não é interessante ser levado por suposições e achismos. Além do mais, não deixe ser levado pela emoção durante a alavancagem. Se você não souber lidar com o momento, você pode tomar decisões erradas.
Por fim, esteja sempre em busca de conhecimento e de boas estratégias, saiba o que os outros profissionais estão fazendo e o que está dando certo. O mercado sempre apresenta novidades e é primordial ficar atento para não deixar as oportunidades passarem.
Portanto, existem diversas operações Day Trade e elas podem ser feitas com o auxílio de uma eficiente plataforma. O Modal conta com profissionais especializados no assunto e que são capazes de ajudar suas operações na Bolsa de Valores.
Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo dicas sobre investimentos, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você será informado sempre que publicarmos um novo conteúdo.
Siga o Blog modalmais no Telegram.