Um trader de sucesso precisa ter uma caixa de ferramentas com várias opções para poder operar em alta performance. Uma estratégia interessante é o Setup One Punch. Essa é uma estratégia que pode ser utilizada tanto no day trade quanto no swing trade.
O foco é encontrar uma movimentação forte do mercado em direção aos topos ou fundos, quase sempre rompendo algum ponto de suporte ou resistência. Como é uma estratégia utilizada por muitos traders de sucesso, resolvemos trazer um guia para você.
Então, acompanhe a leitura deste artigo e veja como essa estratégia funciona e as formas de implementar no seu dia a dia como trader. Continue lendo!
O que é o Setup One Punch?
O Setup One Punch é uma estratégia operacional. Nessa estratégia, o que pode ocorrer é acontecer um determinado cenário no mercado e, logo em seguida, você ter uma chance de entrar na operação e, consequentemente, auferir um trade.
Obviamente, não há como prever, com certeza, se uma entrada gerará resultados positivos ou não. Mas, você perceberá que o Setup One Punch tem uma assertividade interessante, quando aplicado corretamente.
Como essa estratégia pode ser utilizada?
O Setup One Punch pode ser utilizado em duas modalidades de operações diferentes. A primeira delas é o Day Trade. Nesse caso, são utilizados tempos gráficos menores, como 10, 30 ou, no máximo, 60 minutos.
No Swing Trade, como as operações são mais longas é possível utilizar o gráfico diário ou, até mesmo, o semanal. O Setup One Punch não é muito indicado para operações muito longas. Isso porque, as confirmações do sistema operacional ocorreriam após uma grande movimentação do mercado.
Nesse caso, o tempo gráfico precisaria ser maior. Por exemplo, mensal. Assim, quando o setup operacional se configurar é possível que o mercado já esteja exausto e não consiga levá-lo até o seu objetivo.
Outro detalhe importante a ser mencionado é o fato desse setup poder ser utilizado em todo tipo de ativo que tem muita liquidez, ou seja, que têm muitas ofertas de compra e de venda. Por exemplo, minicontratos de dólar, índice, commodities e ações de algumas empresas como a Vale, Petrobrás, Banco do Brasil, Bradesco etc.
Como identificar o Setup One Punch no gráfico?
Agora, mostraremos como o Setup One Punch pode ser identificado e operado. Inicialmente, o ideal é que essa estratégia seja utilizada preferencialmente nas primeiras horas do pregão. Veja como o setup funciona no lado da compra e na venda.
Sinais de compras
Inicialmente, você deve procurar um candlestick de força. Geralmente, ele tem um corpo cerca de 2 vezes maior que os anteriores. Além do tamanho, ele também precisa romper uma região de resistência. Se também estiver no fechamento de um gap o resultado será ainda mais confiável.
Você deve esperar esse candle de força fechar. O próximo candlestick deve apresentar uma pequena retração, indicando que muitos dos que compraram no movimento anterior começaram a se desfazer. Ou seja, é como se esses operadores estivessem aguardando para entrar novamente no trade.
Nesse caso, a sua entrada será um tick acima da máxima desse candle de retração. A sua entrada deve acontecer em até no máximo 3 candlesticks depois. Caso isso não aconteça, a operação é desconfigurada e você deve esperar o próximo movimento.
Quanto ao stop, ele deve ser posicionado em um tick abaixo do candle de retração que gerou o gatilho de entrada. Quanto ao alvo, é possível utilizar a projeção de Fibonacci, projetando o candle de força que ligou o sinal de alerta. O ideal é que a sua saída seja no máximo em 161%.
Sinais de venda
Agora, mostraremos como funciona o sinal de venda. Nesse caso, o candle de força deve ser negativo, rompendo uma zona de suporte e, se possível, fechando um gap. O candlestick segundo, também deve ser uma retração, parecendo ser um retorno a uma tendência de alta.
Configurados esses processos, você deve entrar na venda um tick abaixo desse candle de reversão com o stop loss um tick após o topo. A projeção de saída é a mesma utilizando o Fibonacci com uma projeção de até 161%.
Quais são os benefícios do Setup One Punch?
Agora, mostraremos alguns dos principais benefícios que você pode ter ao aplicar o Setup One Punch. Continue lendo!
Alta capacidade de acertos
Inicialmente, não há como definir um percentual de acertos de uma estratégia. Isso porque, isso dependerá do timing de entrada do trader e se ele respeitou todos os parâmetros da estratégia.
Contudo, o Setup One Punch tende a ter uma grande capacidade de acertos, gerando boas operações com uma altíssima taxa.
Possibilidade de ter um stop mais curto
Outra vantagem interessante é o stop. Como você já sabe, ele é posicionado no candlestick de retração. Geralmente, como o mercado está em uma tendência esse candle tende a ser pequeno. Logo, caso a operação dê errado o prejuízo não será tão elevado.
Contudo, é importante observar o seu plano de trading e o controle de risco. Mesmo o stop estando próximo do preço de entrada a quantidade de lotes utilizada pode elevar o prejuízo.
Lucratividade nas primeiras horas do dia
Por fim, como as operações utilizando o Setup One Punch ocorrem nas primeiras horas do dia, você pode bater a sua meta antes mesmo do horário do almoço. Além disso, após identificar o Setup One Punch e obter lucro também é possível buscar outras operações ao longo do dia.
Caso a operação gere stop loss, você deve analisar bem se é possível fazer entradas logo depois. O ideal é aguardar o movimento finalizar para entender o que o mercado está fazendo naquele momento.
Por fim, podemos concluir que o Setup One Punch é uma excelente alternativa para inserir na sua caixa de ferramentas de trader. É sempre bom lembrar que independentemente do setup utilizado você sempre deve respeitar o seu plano de trading e seguir à risca o que ele determina.
Gostou do conteúdo? Então, assine agora mesmo nossa newsletter. e receba em tempo real todos os artigos lançados!
Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais
Siga o Blog modalmais no Telegram.