Um investidor precisa ficar atento a dois importantes conceitos, o risco e o retorno. Para que assim consiga tomar decisões satisfatórias no mercado financeiro. O retorno, por exemplo, está relacionado à rentabilidade que o investidor espera ao adquirir ações. Os investimentos podem ter taxa de retorno diferente por causa de diversos fatores, como o risco.
Nesse contexto, é válido mencionar que quanto maiores forem as chances de um bom retorno maiores serão os riscos. Ou seja, a probabilidade de um investimento dar errado é diretamente proporcional ao de dar certo. O risco está relacionado ao potencial do investidor ter prejuízos. Continue a leitura e saiba mais informações a respeito risco e prejuízo!
Como funciona a relação entre risco e retorno?
O risco tem relação direta com o retorno, pois quanto mais elevadas as possibilidades de retorno maiores os riscos. Por essa razão, é preciso estudar os investimentos para entender as possibilidades de risco e retorno.
Muitos dos investidores tornam-se cotistas, participantes e sócios de uma organização e, assim, o lucro que a empresa faz determina os seus ganhos. Porém, o valor depende de diversas variáveis. Logo, os riscos presentes no mercado financeiro podem afetar o valor do seu ganho.
A pandemia enfrentada nos últimos anos, fez com que o mercado de ações de todo o mundo tivesse uma queda significativa. Com isso, existiu elevadas chances de rentabilidade e de perda, devido à volatilidade do mercado.
Os investimentos mais seguros apresentam retornos financeiros menores, como a poupança. Contudo, ela não é escolha de quem deseja potencializar os seus ganhos, pois os ganhos são mínimos.
Por que é importante diversificar os investimentos e equilibrar essa relação?
É importante diversificar a carteira para encontrar o ponto de equilíbrio entre o risco e o retorno. Assim, é necessário aplicar o dinheiro em modalidades distintas, isto é, não se deve investir em apenas uma modalidade.
Logo, um investidor que deseja alcançar sucesso em suas aplicações, deve buscar o equilíbrio. Uma vez que para ter uma boa rentabilidade, será necessário correr um risco elevado. Mas, isso não quer dizer que será preciso arriscar o dinheiro de forma desordenada e sem uma boa análise do mercado. Ao decidir correr risco, é preciso estar ciente que pode perder dinheiro. A busca pelo equilíbrio é fundamental para que o prejuízo não seja elevado.
Como aplicar o risco e retorno no momento de escolher ativos para a carteira?
No momento de escolher os investimentos, o perfil precisa ficar atento às variáveis. O equilíbrio entre o retorno e o risco é que vai garantir o sucesso e rentabilidade no mercado financeiros.
É fundamental saber aplicar os conceitos no momento de montar sua carteira, para que você consiga usufruir do bônus. É preciso que você conheça seu perfil para que consiga definir a porcentagem em cada ativo. Você deve conhecer as possibilidades de riscos e perdas em cada ativo para fazer as escolhas.
Caso deseje ter uma elevada rentabilidade, será necessário optar por aqueles que apresentam mais riscos. Ao conhecer as características de cada um, você conseguirá montar sua carteira de acordo com seus anseios.
Como é possível calcular o risco de uma determinada carteira?
Após entender os termos, é necessário calcular as possibilidades de retorno e risco na carteira. Para que você saiba as possibilidades de ganhos e perdas e não seja surpreendido. Saiba que não há uma fórmula específica, pois é algo variável. Desse modo, para realizar o cálculo é necessário que o investidor tenha suas estratégias bem definidas e entenda do assunto.
Para os investidores que querem uma fórmula concreta de avaliação de risco e retorno, a seguinte fórmula pode ser utilizada:
Retorno = ((Preço final – preço inicial + dividendos) / preço inicial) – 1
Assim, ele poderá encontrar o retorno obtido e, ao multiplicar o valor por 100, o valor ficará em porcentagem. Saiba que ela é indicada em investimento de baixo risco, já que não é possível conhecer a taxa de juros livre de risco em uma renda variável. Mesmo que exista meios de tentar encontrar o retorno esperado, não se tem certeza do valor e quando ocorrerá.
Em caso de dúvidas, é válido contar com o auxílio de um profissional em finanças. Pois, ele conseguirá avaliar se um o investimento vale a pena e se cumpre com suas necessidades. Um especialista consegue analisar os riscos e é capaz de ajudar você na diversificação da carteira.
Como diversificar os investimentos para otimizar a relação entre risco e retorno?
Para diversificar a carteira, é primordial definir o seu perfil de investidor. Assim, você saberá definir as porcentagens em cada ativo comprado. Desse modo, você conseguirá se beneficiar das propostas e dos ganhos, sem correr somente risco. A diversificação é uma maneira de diminuir as possíveis oscilações, já que o mercado é imprevisível.
O investidor compra apenas um ativo fica limitado e não consegue usufruir das vantagens proporcionadas pelo mercado financeiro. Ao diversificar as carteiras, é possível obter diferentes liquidez.
Dessa forma, ao diversificar a carteira tenha seus objetivos claros, ou seja, saiba o que deseja conquistar para que saiba tomar decisões correntes. Não deixe de levar em consideração os prazos para os investimentos, isso ajuda a organizar melhor as suas ações e contribui no gerenciamento de riscos.
É fundamental conhecer as opções de investimento, para conseguir entender a diversificação da carteira e adquirir ativos satisfatórios. Além do mais, não deixe de contar com uma ajuda especializada, pois diversos detalhes podem passar despercebidos durante sua escolha. Um especialista pode auxiliar durante o processo de montagem do seu portfólio.
Portanto, no momento de investir é preciso ficar atento ao mercado e suas possíveis variáveis. Para que você consiga tomar decisões conforme o seu perfil e esteja ciente das possibilidades de risco e retorno. Saber investir é fundamental para fazer o dinheiro render e é uma ótima maneira para melhorar a qualidade de vida.
Com boas estratégias é possível alcançar bons resultados no mercado financeiro. Encontrar o equilíbrio entre os riscos e o retorno, por exemplo, é uma maneira de conseguir uma boa liquidez sem perder muito dinheiro.
Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo dicas sobre investimentos, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você será informado sempre que publicarmos um novo conteúdo.
Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais
Siga o Blog modalmais no Telegram.