Blog do modalmais

Mesa Proprietária ou Prop Trading: é uma boa para os traders?

Um investidor que deseja potencializar seus ganhos na Bolsa de Valores e tomar boas decisões precisa conhecer o funcionamento da mesa proprietária ou prop trading. É válido ressaltar que o sistema ainda é pouco conhecido no Brasil, mas é muito utilizado nos países mais desenvolvidos, como nos Estados Unidos. 

A mesa proprietária é muito utilizada por quem deseja operar na Bolsa de Valores sem arriscar seu próprio capital. Assim, os investidores que não apresentam muito capital, podem especular na Bolsa. Sendo que tanto as empresas como os prop traders saem ganhando. Continue a leitura para saber se a mesa proprietária é uma boa!

O que é mesa proprietária?

Uma mesa proprietária consiste em uma empresa de capital fechado ou aberta, ela apresenta uma conta com um capital inserido e ela é capaz de gerenciar os limites e a divisão para as contas participantes. Ou seja, a empresa fornece uma margem para que o investidor consiga especular sem a necessidade de colocar o seu capital em risco, uma vez que vai operar conforme o capital liberado pela conta master. 

A mesa proprietária conta com o auxílio de um gestor, ele é o responsável por gerenciar as contas. Essa etapa ocorre com base no desempenho de cada trade, pois, o objetivo é garantir um equilíbrio entre as contas e evitar perdas. 

Como funciona?

A mesa proprietária do Brasil funciona da mesma forma que nos EUA. A empresa aplica um teste ao trader, sendo que ele precisa cumprir um objetivo em um determinado tempo. Caso ele alcance um bom resultado ele é autorizado a fazer parte da mesa. 

Após essa etapa, é realizado um treinamento para que o trader cumpra com os padrões e normas estabelecidos pelo sistema. Cada mesa apresenta seus próprios objetivos e limites. Cada mesa solicita um determinado tempo de treinamento antes de liberar o trader para a função. Assim, cada uma determinada suas exigências ao contratar o trader.  

Quando o trader estiver em ação, ele precisará cumprir algumas metas, como o limite de perda. Para evitar grandes perdas, todos os dias é dado um limite da parada. Ele precisa seguir com as metas e objetivos para continuar operando na mesa. 

Quais as vantagens e desvantagens que uma mesa proprietária pode ter?

A mesa proprietária apresenta diversas vantagens para os operadores. Dessa forma, é válido conhecer a respeito do funcionamento para conseguir traçar boas estratégias de investimentos. Confira a seguir seus principais benefícios!

Alta tecnologia 

A mesa proprietária conta com alta tecnologia, isso permite que o trade consiga operar de forma retomar. Para isso, basta ter acesso a uma internet de qualidade e um computador. Assim, as operações na Bolsa de Valores podem ser feitas de forma rápida e otimizada. 

A tecnologia é uma importante aliada para os investidores que desejam aproveitar as oportunidades e garantir uma maior rentabilidade durante suas operações. Ao contar com boas ferramentas, o processo se torna mais satisfatório. 

Opção para fazer networking 

As mesas proprietárias conseguem juntar diversos traders ao mesmo tempo. Dessa forma, aumenta as chances de realizar networking. Conversas com outros especialistas é fundamental para ampliar o conhecimento a respeito do assunto. 

O sistema permite que o trader entenda o mercado financeiro e saiba quais as operações mais lucrativas. Além do mais, o trader apresenta como proteger de riscos, maneiras de se desenvolver na carreira, por essa razão, a troca de informações é algo imprescindível. 

Melhora a gestão de riscos 

Uma das maiores vantagens da mesa proprietária é o gerenciamento de riscos, uma vez que evita grandes prejuízos para os investidores e especuladores. Isso ocorre porque as subcontas liberadas para os trades contam com um limite para as perdas. Ao contar um uma gestão de risco eficiente, as chances de perdas são minoradas. 

Opere com o capital da mesa proprietária 

Como já foi mencionado, muitas pessoas desejam especular no mercado financeiro, mas não apresentam dinheiro suficiente para realizar as ações. Na mesa proprietária o capital é cedido, ou seja, você não precisa de capital para operar na Bolsa. 

Monitoramento constante 

Todas as ações realizadas pelo trader são monitoradas, assim você consegue saber tudo que acontece na mesa. Isso garante mais segurança e você pode fazer day trade de maneira mais tranquila. 

Quais as desvantagens da mesa proprietária?

Após conhecer as vantagens proporcionadas pela mesa, é fundamental ficar por dentro de suas desvantagens para que você não se arrependa e não seja surpreendido. A maior desvantagem está relacionada ao lucro. Caso você tenha prejuízo em alguma operação, o valor fica guardado em seu saldo, e você precisará lucrar nas próximas operações para abater os prejuízos e depois ter algum ganho. 

Ainda é preciso ressaltar que se você finalizar o mês com lucro, o valor passará por algumas reduções até chegar ao seu bolso. Uma vez que você precisará pagar os gastos operacionais, deverá pagar cerca de 20% de impostos sobre o day trade e a mesa ficará com uma parte dos seus ganhos. Para que você não se arrependa de ter operado na mesa, é preciso ficar por dentro dos valores pagos para participar.

Quem pode operar em uma mesa? 

Qualquer indivíduo que seja um trader pode operar em uma mesa, mas é preciso apresentar bons resultados, ou seja, é necessário mostrar lucro. Saiba que desde o começo das operações o trader é testado e se não apresentar bons ganhos, ele não permanece no sistema. 

Assim, ele precisa cumprir com as exigências das mesas para continuar operando. Caso os prejuízos sobressaiam, ele não atuará nas mesas. O trabalho do trader é pegar o dinheiro da empresa que o paga e fazer com que ele rende ainda mais. Quanto mais lucro ele obter, mais dinheiro e sucesso ele terá. 

Por que grandes empresas investem nas mesas?

Muitas empresas contribuem na formação do mercado. Já que elas precisarão negociar ativos, elas fazem o trabalho e conseguem um bom rendimento com isso. Dessa forma, para elas vale a pena investir em sistemas, plataformas e profissionais de ponta para que consigam realizar boas negociações no mercado. 

Hoje em dia, muitas companhias investem em robôs de elevada frequência de trading, os High Frequency Trading (HFT´s). Eles correspondem a uma elevada porcentagem das operações realizadas na Bolsa de Valores, uma vez que essas ferramentas são capazes de realizar milhares de operações em segundos. 

Quais são os passos para escolher uma mesa proprietária?

É fundamental saber escolher uma mesa proprietária, já que não é interessante optar por uma que não garanta segurança e que possa proporcionar altos prejuízos. Ao analisar alguns pontos, é possível escolher a melhor opção, confira o passo a passo!

Analise o atendimento

Uma etapa que não pode ser deixada de lado é a avaliação do atendimento prestado pela mesa proprietária. É fundamental certificar que ela conta com profissionais capacitados e preparados para atender às suas demandas. Isso faz com que você se sinta mais confiante e deseje operar na bolsa de valores. 

Caso ela não garanta um bom atendimento, busque por outra opção de mesa. Pois, é necessário operar em uma bolsa que você consiga tirar suas dúvidas e que se sinta confortável em investir seu dinheiro.  

Conheça os custos

É preciso conhecer os custos da mesa proprietária no momento de fazer a escolha, já que você deve saber o quanto receberá ao realizar alguma operação e se será vantajoso para o seu bolso. Esse ponto é crucial durante o processo, pois não é interessante perder dinheiro. Por isso, saiba todos os valores que devem ser pagos durante uma operação favorável. 

Verifique se é confiável 

O trader deve buscar por uma mesa proprietária de confiança, isto é, que cumpra com suas obrigações. Existem algumas mesas que visam apenas ganhar em cima do investidor, por isso é fundamental certificar se é possível realmente confiar na mesa. 

A confiabilidade de uma mesa é primordial para a realização de suas atividades, uma vez que evita diversos contratempos financeiros e frustrações. Ao contar com uma empresa confiável, você consegue tomar decisões mais eficientes, os erros são minorados, as etapas ocorrem de forma mais rápida e as operações são monitoradas em tempo real. 

Experiência dos traders

Ao buscar operar em uma mesa proprietária, é indicado conversar com os trades que já passaram por ela. Assim, você saberá como funciona e se ela é confiável. Essa etapa ajuda você entender melhor a mesa e suas características e, além do mais, evita que você caia em golpes. Pois, você entrará em contato com alguém que já fez parte do time e já teve a experiência. 

Dessa forma, você conhecerá os pontos positivos e negativos da mesa e poderá optar por aquela que satisfaça suas necessidades e poderá proporcionar um bom retorno financeiro, já que a finalidade é potencializar os ganhos. 

Portanto, é preciso ter atenção ao escolher uma mesa proprietária para operar. O sistema é muito vantajoso e pode proporcionar uma rentabilidade para você. Saiba que antes de se associar a uma proprietária é preciso que você tenha conhecimento a respeito do assunto, para que você consiga mostrar um bom desempenho durante as atividades. 

Gostou deste artigo? Então, assine a nossa newsletter gratuita para receber mais conteúdos como este.

Ainda não é cliente? Abra a sua conta no Banco Digital do Investidor

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.