Blog do modalmais

Perfis de Traders: conheça os principais

Perfis de Traders: conheça os principais

O trader consiste em profissionais que trabalham e alcançam bons resultados no mercado financeiro, tanto a curto prazo quanto a longo prazo. Para isso, é necessário ter autocontrole e disciplina. Existem diferentes perfis de traders que valem a pena conhecer.

Um trader precisa ser capaz de montar operações que contribuam com os ganhos nos momentos de alta e de queda do mercado. Além de se manter atualizado para conseguir aproveitar a performance dos ativos.

Continue a leitura e conheça os 7 perfis de traders!

O que é o que faz um trader?

O trader é o especialista do mercado financeiro, ele é quem realiza operações de curto prazo em procura de lucros com a volatilidade das ações. Eles conseguem obter ganhos tanto na queda quanto na baixa da Bolsa de Valores. Isso por causa de excelentes técnicas. 

Dessa forma, é importante destacar que um trade realiza operações com frequência no mercado financeiro, como comprando e vendendo ativos. Saiba que esses ativos podem ser moedas, contratos futuros e ações. A escolha dependerá da liquidez, volume e da volatilidade. 

A finalidade do profissional é conseguir bons lucros com a variação de preço, especialmente em curto prazo. Para potencializar as oportunidades de ganhos, eles buscam entender a dinâmica do mercado. Eles recorrem aos gráficos aos padrões para saberem se o valor de ativo será de alta ou baixa. O especialista deve interpretar corretamente os sinais para conseguir traçar estratégias eficientes e promissoras.

Logo, é fundamental saber ler e interpretar os preços e seus indicadores. As corretoras apresentam excelentes plataformas de Day Trade e de negociação, pois buscam contribuir com o trabalho do trader e evitar que ele fique no prejuízo. 

Qual o perfil de um trader? 

Existem diversos diversos perfis de trader, cada um apresenta uma determinada. É fundamental conhecê-los para saber qual o seu tipo e, assim, começar usufruir dos benefícios do mercado financeiro. Confira!

1. Institucional 

O trader institucional consiste em um operador contratado por uma empresa financeira, como um banco de investimentos. Esse perfil de trader não trabalha sozinho, tendo em vista que as decisões são tomadas em conjunto da organização a qual ele faz parte.  

2. Broker 

O broker é o operador das mesas de operações dos bancos de investimentos e corretoras. A sua principal função é realizar ordens de compra e venda dos clientes. Mesmo que o broker seja um profissional bem-informado, ele não pode realizar recomendações. Com o avanço das ferramentas tecnológicas, existe o home broker, um sistema que permite o envio de ordens e o acompanhamento do mercado por parte do investidor, podendo ser acessado pelo computador e/ou celular. 

3. Autônomo 

O trader autônomo consiste em um operador de mercado que trabalha por conta própria. Desse modo, ele tem maior liberdade e flexibilidade, e é capaz de criar suas próprias normas, como as estratégias a serem executadas nas operações e o tempo para realizar suas ações. 

4. Sales 

O trader sales é um profissional que busca manter um relacionamento comercial e ativo com os seus clientes. Sendo assim, é um broker vendedor que indica estratégias e realiza ordens conforme a aprovação dos seus clientes. 

5. Scalper

Scalper é um trader ágil, uma vez que consegue realizar a compra e venda de ativos com maior rapidez e precisão. O scalper é o profissional que trabalha em curtíssimo prazo, e com muita atenção e cuidado nos momentos de volatilidade. Geralmente, suas operações duram poucos segundos. 

6. Day trader 

O day trader consiste no perfil que realiza compra e venda de ativos no mesmo dia, pois a finalidade é lucrar com as pequenas variações com pouco espaço de tempo. O day trader não leva em consideração o desenvolvimento de um ativo com o passar do tempo, mas em lucrar com as movimentações diárias. Sendo assim, ele precisa estar sempre atento às oscilações do mercado financeiro

7. Position 

O position é o perfil do trader que realiza especulações que podem durar de 1 a 12 meses. Para isso, ele realiza análise gráfica e os tempos gráficos mais recorrentes são os mensais e semanais. Entretanto, o profissional pode contar com importantes indicadores da análise fundamentalista para realizar uma escolha satisfatória e sem maiores contratempos. 

Como ser um trader?

O trader pode proporcionar pode garantir excelentes retornos financeiros. Mas, é necessário estudar, melhorar as habilidades, saber realizar uma análise técnica e praticar. Antes de iniciar suas atividades no mercado financeiro, é preciso buscar por informações, identificar o seu perfil e estabelecer a quantidade de dinheiro para investir. 

Em alguns casos não é necessário ter diploma, como um trader autônomo. Isso porque você trabalha por conta própria. Caso deseje ser um trader institucional, os bancos e corretoras apresentam algumas exigências curriculares. 

No começo é difícil trabalhar apenas para trabalhar como trader, mas com o passar do tempo e com a experiência adquirida o retorno financeiro é muito satisfatório. Para isso, é necessário fazer um planejamento, estudar o mercado, definir metas de faturamento e entre outras. É necessário conhecer as técnicas para conseguir alcançar as metas financeiras e, assim, continuar se desenvolvendo. 

Qual o perfil de um trader de sucesso? 

Cada pessoa trabalha de uma maneira diferente no mercado financeiro, porém algumas características estão presentes nos traders de sucesso. A maioria deles sabe se adaptar às alterações no mercado e são dinâmicos. Para conseguir bons resultados, não deixem suas emoções falarem mais alto. 

Um trader de sucesso entende o mercado e sabe valorizar os momentos de perdas e ganhos, tendo em vista que divulgações adversas podem acontecer em qualquer operação.

Ainda é preciso destacar que um especialista prefere entrar em operações com elevados índices de ganho e baixas possibilidades de perda. A persistência dos profissionais também deve ser levada em consideração, isso garante que eles não desistam no meio do caminho e acabem perdendo o dinheiro investido. 

Existem diversos perfis de traders. Ao analisá-los, você consegue entender melhor suas ações, se tornando capaz de criar estratégias mais precisas. Para isso, não deixe de avaliar suas principais características durante as operações e seus objetivos no mercado.

Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo dicas sobre investimentos, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você será informado sempre que publicarmos um novo conteúdo.

Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.