Blog do modalmais

Ondas de Elliott: entenda como funciona essa análise

Um investidor que deseja bons resultados na Bolsa de Valores precisa ficar atento aos padrões capazes de interferir nos seus ganhos. Saber o que significam as Ondas de Elliot, por exemplo, é essencial para que você consiga aproveitar as tendências do mercado. Ao saber utilizá-las e analisá-las, as operações ficam mais efetivas. 

As Ondas de Elliot oferecem todo o suporte para a análise técnica. O seu embasamento ajuda o investidor a entender o movimento dos valores das ações, pois aborda informações a respeito do mercado. Um trader de sucesso precisa entender e compreender um gráfico para não cair em armadilhas e, consequentemente, perder dinheiro. 

Continue a leitura e saiba como funcionam as Ondas de Elliott!

O que são Ondas de Elliott?

As Ondas de Elliot consistem em um conjunto de teorias aplicadas à análise técnica. Elas são referências para um investidor que procura entender as linhas de movimentação dos preços dos ativos no mercado. 

Dessa forma, as Ondas auxiliam o trader a entender a dinâmica dos valores dos ativos, a estabelecer futuras tendências, a projetar possíveis cenários e na tomada de decisão no momento de operar. 

Num primeiro momento, pode parecer complexo e difícil, mas é fundamental entender o seu funcionamento, tendo em vista que elas fornecem o suporte necessário para que você consiga realizar uma análise técnica satisfatória. 

Quais são os princípios das Ondas de Elliott? 

Conforme a teoria de Elliott, há uma forma de entender as movimentações do mercado. Ao realizar um detalhamento das decisões humanas, é possível analisar o comportamento do mercado. 

Para Elliot, toda ação surge por uma emoção. Logo, nem sempre as ações são totalmente racionais. Caso você seja um trader experiente, já deve ter percebido isso. Confira os principais princípios das Ondas!

Emoção 

A emoção é o primeiro princípio da teoria e acorda que as movimentações nos gráficos do mercado financeiro são reflexos da alteração de humor de quem está por trás da movimentação. Sendo assim, as alterações são devido aos investidores que estão vendendo e comprando ativos. 

Caso diversos operadores tenham emoções parecidas, e a quantidade de negociações acompanhe, o valor do preço do ativo é estabelecido. A ideia pode ter sentido, pois é necessário que o trader tenha controle emocional no momento de operar. 

Por essa razão, as análises técnicas são importantes. Elas ajudam os investidores a tomar boas decisões e embasar seu conhecimento em dados reais, e não em sentimentos e emoções. 

Impulsão 

A impulsividade é outro ponto analisado por Elliott. Em operações de curto prazo, as decisões devem ser tomadas em poucos segundos, e uma demora acima do esperado pode ocasionar resultados ruins. Desse modo, um investidor precisa fazer muita coisa por impulso. 

Assim, é normal ocorrer o efeito manada, ou seja, quando muitos traders tentam imitar o movimento que acontece no mercado, sem fazer uma análise e sem uma lógica racional para tomar uma decisão.  

Subjetividade 

A subjetividade é a soma da emoção e da impulsão. Segundo o princípio, os preços de uma ação mudam conforme a psicologia humana de que está realizando operações no mercado. Nesse ínterim, é necessário entender que o mercado financeiro não é fundamentado apenas em dados concretos. Muitas situações que acontecem estão relacionadas ao comportamento humano. 

As emoções e inseguranças dos indivíduos passam à frente em uma situação de alta pressão. Logo, para não ser influenciado pelas movimentações bruscas, é preciso ter isso em mente no momento de realizar uma estratégia

Quais são os padrões das Ondas de Elliott? 

Após conhecer os princípios relacionados às Ondas de Elliot, é preciso conhecer uma importante teoria: a fractal. Ela aborda os padrões em uma figura geométrica fractal. As ondas formadas no gráfico apresentam graus diferentes. 

Normalmente, a tendência é que se formem cerca de 8 ondas, sendo que a 1, 2, 3, 4 e 5 constituem a tendência principal, e a A, B e C correspondem à correção do valor do ativo. Assim, ao avaliar o gráfico, é possível entender a volatilidade do volume de um ativo e que rompimento não é uma tendência de alta. Logo, é necessário que o investidor aguarde a conformação e entenda o que cada onda pode corresponder dentro do padrão. Veja a seguir! 

  • Onda 1: A primeira onda é onde todo o processo se inicia. Ela pode mostrar uma reversão de uma tendência de baixa e ocorrer quando os sentimentos e as emoções do trader estão em um momento de baixa. Isto é, eles podem estar passando por um momento difícil, sem muitas expectativas; 
  • Onda 2: na onda 2, já é possível perceber a valorização dos ativos, o que pode fazer com que diversos investidores entrem na onda e o número de negociações aumente; 
  • Onda 3: o movimento na onda 3 é mais ascendente e rápido devido à quantidade de operações realizadas pelos traders. Diversos profissionais consideram a onda 3 a mais forte e de maior desenvolvimento, pois é marcada por muitas compras; 
  • Onda 4: a onda 4 é a mais complicada de identificar. Ela mostra que o mercado ainda está em alta e que os traders estão otimistas, apesar de o número de negociações ter diminuído. Ela pode indicar um risco, e, por isso, é necessário ter atenção e cuidados dos investidores; 
  • Onda 5: a onda 5 já mostra um movimento de transição, uma vez que acontece poucas negociações e já é um sinal de baixa. 

 Além das Ondas mencionadas, é preciso conhecer os movimentos descendentes: 

  • Onda A: indica uma elevada queda e pode chegar aos valores iniciais mostrados na onda 4; 
  • Onda B: mostra um período de alta, mas com baixo volume de negociação. Não indica uma tendência de alta; 
  • Onda C: a onda C é muito importante, pois deixa clara uma tendência de queda e com uma elevada diminuição nos valores dos ativos. É preciso atenção para não sair prejudicado. 

Como é possível usar esse tipo de análise, na prática? 

As Ondas de Elliot são essenciais na rotina de um investidor, pois, por meio delas, é possível ser mais preciso e ágil durante a interpretação de um gráfico. Ao entender os padrões existentes, entende-se também as movimentações dos ativos e as impressões do mercado. 

Dessa forma, é possível usar esse tipo de análise em suas estratégias. As Ondas de Elliot oferecem mais segurança e melhores resultados, principalmente para o day trader, que precisa tomar decisões em poucos segundos. 

Portanto, ao compreender o funcionamento das Ondas de Elliott e seus padrões, você consegue aproveitar as oportunidades oferecidas no mercado financeiro. Com boas estratégias, é possível potencializar os seus ganhos. Não é interessante ir no efeito manada e acabar perdendo dinheiro, uma vez que pode causar frustrações e desânimo. 

Gostou do conteúdo? Então, assine agora mesmo nossa newsletter. e receba em tempo real todos os artigos lançados!

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.