De olho nas variações de preço e também nas alterações de volume em um ativo negociado na Bolsa de Valores (B3), os analistas sempre utilizam o conhecido On Balance Volume (OBV). Trata-se de uma análise gráfica que mede o fluxo positivo ou negativo de um ativo, sempre apresentando comparações sobre os valores em um determinado período de tempo.
Com o objetivo de ajudá-lo a sempre realizar boas análises sobre as tendências, elaboramos este post com informações bem detalhadas sobre o OBV. Acompanhe!
Entenda o que é o OBV
OBV é um indicador financeiro que também é conhecido no mercado de capitais como Saldo de Volume, sendo muito utilizado para auxiliar na identificação de uma tendência de preço.
Dessa maneira, os analistas conseguem obter mais sucesso nas tomadas de decisões, ficando sempre atentos aos comportamentos das ações descritos no gráfico.
Focado nos movimentos do preço do ativo, o OBV não verifica dados sobre a saúde financeira da empresa ou outras variáveis, ou seja, está sempre analisando as oscilações dos valores e seus respectivos comportamentos no mercado de capitais.
Assim, ele é amplamente utilizado pelos analistas, sempre na observação das tendências que ajudarão na escolha das melhores ações, ou seja, aquelas que apresentam o maior fluxo de volume de compra e venda.
Ao medir a direção do ativo, é possível saber quais estão sendo mais negociados e os que estão em baixa, principalmente tendo como base o preço.
Assim, medindo a força de uma tendência, é possível ficar bem informado se uma tendência está forte ou fraca.
Podemos citar como exemplo o fechamento de um ativo em um pregão. Ao analisar os gráficos, o analista saberá se o volume foi alto ou não no dia, comparando o dado com períodos anteriores.
Dessa maneira, ele terá em mãos um balanço sobre esse volume, sempre com dados apresentados no gráfico por meio de linha, auxiliando nas interpretações.
Muitas vezes, elas podem ser coerentes ou divergentes, dependendo da situação do ativo em relação aos movimentos dos preços.
Aprenda como interpretar o OBV
Como a interpretação do OBV se faz presente em uma tendência, o analista deve ficar de olho nos comportamentos do ativo, principalmente do volume negociado tanto no dia quanto no passado.
Portanto, o feeling é altamente necessário nesse processo, pois assim é possível antecipar tendências por meio do rastreamento dos movimentos de mercado.
Trata-se de um aspecto fundamental no dia a dia da B3, pois faz com que os analistas se destaquem em suas tomadas de decisões. Mas, para chegar a esse patamar, é preciso estudar muito e saber interpretar o indicador. Veja algumas observações que não podem ficar de fora do seu check list:
- OBV crescente: quando a demanda aumenta;
- OBV decrescente: demanda em queda;
- Aumento do volume por conta do preço da ação: sinal de valorização do ativo;
- Volume caindo no momento em que o valor da ação aumenta: sinal de que a alta pode se encerrar;
- Volume diminuindo com o preço da ação: tendência de queda;
- Volume aumenta e preço cai: sinal de reversão para movimento de alta.
Apesar da lógica ser teoricamente simples, os movimentos do indicador não são tão fáceis de serem interpretados, ou seja, os analistas precisam ter o chamado “pulo do gato”, o olhar intuitivo para saber usar adequadamente o OBV, sempre baseados em dados, como veremos agora.
Veja como utilizar o indicador
Sendo importantíssimos nas tomadas de decisões, os dados são uma espécie de diamante do mercado, mas eles por si só não resolvem as situações. É preciso ter o “algo a mais”. E sabe como conquistá-lo? Por meio de uma interpretação completa, sempre levando em consideração inúmeros fatores apresentados pelo OBV. Conheça alguns deles.
Coerência
Quando um ativo apresenta topos e fundos sempre altos, os analistas experientes já percebem que os preços estão coerentes, ou seja, a combinação auxilia na definição da tendência de alta.
Ao se fechar esse cenário, o próximo passo é justamente a recomendação em relação à compra do ativo. Portanto, o OBV é mais um recurso que ajuda na busca pelos melhores negócios dentro do vasto mundo de oportunidades existentes na Bolsa de Valores.
Divergência
Como a própria palavra sugere, a divergência está presente quando o preço de um ativo fica subindo e descendo, como uma espécie de montanha russa.
Assim, o indicador OBV acaba se perdendo e nem consegue acompanhar a tendência, pois ela fica vulnerável. Geralmente, é identificada a divergência quando uma ação bate a máxima no início do pregão e fecha em baixa, ou seja, vai perdendo força ao longo do dia.
Trata-se de um sinal de fraqueza da tendência, podendo ser vista como uma reversão. Portanto, é preciso muita sabedoria e sensatez nas análises.
Antecipação
Ao analisar o gráfico, é possível sentir a antecipação por meio dos números do indicador OBV. Como? Quando ele rompe a própria resistência ou suporte antecipadamente, em um processo que antecipa uma alteração influenciada pelo preço.
Dessa forma, o volume demonstra o que poderá acontecer com o valor, mesmo antes dos números se apresentarem. Seria uma espécie de previsão de alta.
Veja como calcular o OBV
Como o OBV pode ser entendido como um meio de análise do volume positivo e negativo de um ativo, há fórmulas que norteiam o seu cálculo, além da constante observação dos gráficos.
Na hora de calculá-lo, inciativa que ocorre em um software específico, há três regras que devem ser seguidas no On Balance Volume, que são:
- Preço de fechamento hoje maior do que o de ontem: OBV atual = OBV anterior + volume de hoje;
- Preço de fechamento hoje menor do que o de ontem: OBV atual = OBV anterior – volume de hoje;
- Preço de fechamento hoje igual ao de ontem: OBV atual = OBV anterior.
Assim, podemos afirmar que o OBV é uma análise que é ajustada em cada período, tudo de acordo com a quantidade do volume e direção no valor das ações.
No entanto, o indicador é apenas um entre tantos outros que devem ser verificados pelos analistas e investidores, ou seja, quanto mais critérios de escolha, melhor.
Portanto, tenha sempre em mãos diversos tipos de indicadores, o que vai ajudar imensamente em sua interpretação. Como os dados são essenciais nos negócios, seja com o OBV ou demais, sempre priorize os números nas suas tomadas de decisões, aspecto fundamental na conquista de lucros bem atraentes.
Viu como a análise de dados é uma atitude importantíssima no mercado de capitais? Quer saber mais sobre como utilizá-la? Então leia este post e saiba como escolher uma ação ideal para investir o seu dinheiro!
Siga o Blog modalmais no Telegram.