Blog do modalmais

Ombro-Cabeça-Ombro Invertido (OCOI): saiba como identificar

Entre os inúmeros aprendizados necessários para operar na Bolsa de Valores, imprescindíveis para prever os movimentos de inversão dos investimentos, está o ombro-cabeça-ombro invertido (OCOI). Descrito em um gráfico, ele surge várias vezes ao longo de um Day Trade e revela oportunidades que podem influenciar em consideráveis lucros.

Quer aprender mais sobre esse elemento essencial na vida dos traders? Então, não pare de ler este post!

Entenda o que é o ombro-cabeça-ombro invertido (OCOI)

Como já adiantamos acima, trata-se de um método que analisa os padrões das oscilações dos preços no mercado, que ocorrem por meio de ondas, sempre sinalizadas com topos e fundos, sejam eles ascendentes, descendentes ou lateralizados.

Assim, o ombro-cabeça-ombro-invertido acontece justamente quando a reversão de mercado acontece em uma sequência em que os topos e fundos descendentes antecedem a formação de um padrão.

Ao analisar o gráfico, o trader perceberá que a cabeça é o último fundo descendente, sendo o aspecto mais baixo de uma tendência de modificação na rentabilidade, com uma indicação de alta.

Ombro-cabeça-ombro

Para você entender melhor, vamos explicar rapidamente o ombro-cabeça-ombro.

Ele é o padrão que segue uma tendência de três topos, sempre com o segundo sendo maior do que os dos laterais. Tudo fica mais claro ao observar os gráficos nas telas. Por isso, manter a atenção é primordial para quem opera na Bolsa de Valores.

Quando a altura dos ombros varia, existe uma possibilidade de uma nova alta nos preços, mas na prática essa possibilidade acaba não se consolidando. Aí entra em cena uma tendência de enfraquecimento das ações.

Dessa forma, trata-se de uma reversão de uma tendência de alta, com boa confiabilidade na análise técnica.

Ao se apresentar, com o rompimento da linha de pescoço, os traders geralmente colocam em prática estratégias bem conhecidas no mercado, tais como:

venda no rompimento: ocorre quando a linha do pescoço (ponto de reversão) é rompida. Cada trader assume o risco de acordo com a operação, priorizando projeções baixas ou altas;

espera da confirmação: faz parte da rotina dos traders mais conservadores, que ficam aguardando por uma confirmação de alguma tendência;

análise do volume: como o próprio nome diz, é um estudo do volume acima da média, ajudando em uma possível confirmação de uma reversão;

encerramento de uma posição comprada: mesmo após comprar uma posição em determinado ativo, é possível encerrá-la dentro de um patamar da linha de pescoço do segundo ombro.

Agora que já clareamos o assunto, indo além do foco deste post, vamos nos aprofundar no ombro-cabeça-ombro invertido (OCOI).

Conheça a representação invertida do OCO

Enquanto o ombro-cabeça-ombro é uma reversão da tendência de alta, o OCOI demonstra uma representação invertida por meio de um padrão gráfico que indica quebra e possibilidade de baixa.

Assim, o ombro-cabeça-ombro invertido (OCOI) antecipa uma tendência de baixa para alta, tendo mais um forte fator: a formação dos ombros e da cabeça são semelhantes.

Dessa forma, ao longo das operações, os traders terão estratégias que seguem esse padrão, sempre pensadas de um jeito que contraria o mercado. Eis a explicação para quem é visto como um ponto fora da reta.

Afinal, são em aplicações que passam muitas vezes despercebidas pela maioria que podem se encontrar os maiores rendimentos, fazendo com que a sua carteira se destaque.

Portanto, além do conhecimento teórico, a intuição é uma parceira nas operações no dia a dia da Bolsa de Valores.

Como agir quando o OCOI se apresenta no gráfico

Ao entender o ombro-cabeça-ombro invertido, você deverá saber o momento certo para agir, sempre aproveitando as melhores oportunidades.

Nesse sentido, uma excelente estratégia é comprar no rompimento da linha do pescoço, se posicionando por meio da projeção dos stops e alvos, sempre de acordo com o seu gerenciamento de risco.

De uma maneira geral, as dicas seguem as mesmas indicações do ombro-cabeça-ombro, ou seja, após a compra ou venda, aguarde a confirmação, confira o volume e encerre a posição.

O importante é sempre se atentar as principais características desse modelo gráfico:

  • fundos 1 e 3 destacados na mesma faixa de preços (ombros de padrão);
  • fundo 2 posicionado entre os ombros (cabeça), sendo o mais baixo;
  • dois topos formados em uma mesma faixa de preço, podendo ser traçada uma linha horizontal ou diagonal, com uma inclinação que consegue interligá-los, a famosa linha de pescoço, confirmando a tendência.

Outro aspecto que precisa ser considerado é a projeção, ou seja, o objetivo de alta do preço após o rompimento da linha de pescoço.

Para calculá-la, você deve mensurar a altura do padrão, a distância vertical entre o fundo mais baixo e a linha de pescoço, fazendo uma projeção para cima, sempre a partir da linha do rompimento.

Saiba como o OCOI é confirmado

A confirmação do ombro-cabeça-ombro invertido é bem simples: ela acontece depois do fechamento da linha de resistência que liga os dois topos, ou seja, por meio do rompimento da linha de pescoço.

Mas existem fatores que influenciam positivamente nesse processo, acelerando a confirmação.

Volume acima da média

Se o volume estiver acima da média e ainda acompanhando o candle referente ao rompimento, a confirmação está próxima.

Outro aspecto é quando ocorre um volume maior no movimento de baixa e também de alta nas formações de cabeça e do ombro direito, sendo mais uma chance de concretização do OCOI.

Fechamento acima da máximo do topo anterior

Se ele estiver localizado entre a cabeça e o ombro direito apresenta uma reversão da tendência de baixa, indicando fundos e tipos crescentes.

Assim, conhecer a fundo os gráficos e suas respectivas leituras faz com que você se torne um trader de sucesso, sempre optando pelas melhores oportunidades.

Além disso, é imprescindível se dedicar aos estudos de várias teorias, demais gráficos, mantendo a prática sempre em dia, observando os sinais objetivos e subjetivos do mercado.

No caso do ombro-cabeça-ombro invertido (OCOI), você poderá surpreender o mercado com determinada escolha, sendo um fator preponderante para garantir boas negociações e maior índice de lucratividade.

Gostou deste artigo? Então, assine a nossa newsletter gratuita para receber mais conteúdos como este.

Ainda não é cliente? Abra a sua conta no Banco Digital do Investidor

Siga o Blog modalmais no Telegram

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.