A chamada de margem ocorre, por exemplo, sempre que o investidor mantém uma posição de contratos futuros em aberto, de um dia para o outro. Pode ser utilizada como uma estratégia para operar Day Trade.
Nesses casos, no início do dia, ocorre uma prévia chamada de margem, que tem definição ao pé da letra e tem o objetivo de garantir em conta aquele recurso referente à margem, até que a bolsa realize a chamada de margem de fato, ao longo do dia.
Antes da chamada de margem ser realizada pela bolsa, ocorre o estorno prévia chamada de margem e em seguida, a chamada de margem de fato.
Essa margem só será devolvida pela Bolsa, ao final do D+1 a contar da data que a posição foi zerada e entrará descrita como retirada da margem (esse prazo pode variar a critério da B3, uma vez que se houver posições em aberto em outras casas, essa margem poderá continuar retida).
Importante saber:
Toda a chamada de margem é devolvida integralmente em sua conta um dia útil após o encerramento completo de sua posição. Caso não zere toda sua posição e continue operando, essa Margem volta aos poucos para sua conta.