Conhecer um pouco mais a trajetória de algumas personalidades de sucesso é algo recomendável em qualquer segmento, não é mesmo? No entanto, no mercado financeiro, isso pode ser ainda mais importante. Pensando nisso, resolvemos preparar um artigo falando sobe Luiz Barsi, o maior investidor individual da bolsa brasileira dos dias de hoje.
Sua história é bastante peculiar e desperta curiosidade, até mesmo em função das lições e métodos que o bilionário utiliza em suas aplicações, criando suas próprias regras e fugindo do padrão tradicional que encontramos no ramo.
Ficou interessado e quer aprender um pouco mais? Então, continue sua leitura!
Afinal, quem é Luiz Barsi?
Se você gosta de fazer os seus investimentos ou costuma ler sobre economia, é muito provável que já tenha ouvido falar sobre Luiz Barsi. O filho de imigrantes espanhóis faz um grande sucesso no Brasil e fugiu de adversidades para se tornar um bilionário, mesmo com sua origem humilde e sendo órfão de pai desde um ano de idade.
Na juventude, trabalhou como engraxate e ajudante de alfaiate, entrando no mundo do mercado financeiro com quatorze anos ao fazer um curso técnico de contabilidade e entrar para uma corretora. A partir daí, se tornou um prodígio, cursando as faculdades de Direito e Economia, que trouxeram a base intelectual para suas futuras decisões.
Como foi sua trajetória profissional?
Como dissemos, Barsi começou de baixo, mas teve a oportunidade de estudar em instituições de bom nível, como a Faculdade de Direito de Varginha e a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciências Atuariais da USP. Logo, os cursos viabilizaram um cargo como professor especializado na análise de balanços.
Antes de completar 30 anos, tornou-se auditor e começou a investir, pensando na sua aposentadoria. Mas nem com todo o otimismo do mundo ele poderia pensar que se tornaria um dos investidores de maior sucesso do país, conquistando milhões e sendo o viabilizador da criação de uma cultura de investimentos no Brasil.
Quais os investimentos de Luiz Barsi?
Um dos temas que mais gera interesse entre os investidores é saber qual a composição da carteira de Luiz Barsi. Historicamente, o bilionário é um grande defensor da aquisição de ações de empresas pagadoras de dividendos, alegando que é um método que se paga por si só, com o qual ganha centenas de milhões anualmente em proventos.
Logicamente, nem todos concordam com suas escolhas e, vez por outra, Barsi se envolve em polêmicas, criticando os influenciadores digitais do momento, que pregam portfólios focados em Fundos Imobiliários, por exemplo. Sua filosofia defende a compra direta de boas ações, que alega serem mais seguras e garantidas do que a renda fixa.
Como é o método Barsi de investimentos?
Como dissemos, Barsi é um defensor do investimento direto em ações. No entanto, isso não deve ser feito de qualquer maneira, e o bilionário brasileiro criou o seu próprio método. Na prática, ele consiste em comprar um volume significativo de papeis todos os meses, reinvestindo os dividendos na aquisição de mais ativos, gerando renda em longo prazo.
Não é raro vermos entrevistas de Luiz Barsi criticando banqueiros, especuladores e economistas, alegando que têm uma cultura de agiotagem e apenas anseiam por tomar de empréstimo o dinheiro dos investidores, pagando juros ínfimos.
As criptomoedas são outra opção que não recomenda, pois supõe que, cedo ou tarde, elas despencarão.
Qual a composição da carteira de Luiz Barsi?
Agora, chegamos a um ponto que desperta a curiosidade das pessoas. No entanto, Luiz Barsi costuma revelar os seus investimentos sem maiores problemas, dando preferência para ativos sólidos e tradicionais. Atualmente, a composição inclui, por exemplo, o Banco do Brasil (BB), do qual é o maior acionista como pessoa física.
Além disso, tem ações da Cemig, Klabin, Suzano, Tauros Armas, Taesa, entre outras. Nos últimos tempos, apostou em novas posições, como Cosan, Vibra Energia e Banco Mercatil. Tais apostas contam com o apelo da sustentabildiade ambiental, mas também estão amplamente calçadas no seu método, que foca em boas pagadoras de dividendos.
Por que Barsi se tornou o maior acionista do Banco do Brasil?
Como citamos no tópico anterior, Barsi é simplesmente o maior acionista como pessoa física de uma instituição extremamente importante para o país, que é o Banco do Brasil. Obviamente, isso não ocorre à toa e podemos dizer que o BB é uma paixão antiga do bilionário brasileiro — desde que ele começou a dar seus primeiros passos e adquirir ações.
Isso ocorreu ainda nos anos 70, quando ficou assustado com a quebra dos fundos de previdência e percebeu que o modelo do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) era insustentável. Com isso, buscou alternativas que trouxessem um pouco mais de proteção financeira e rentabilidade, para garantir um pouco mais de tranquilidade na terceira idade.
Quais as lições de Luiz Barsi para investimentos?
Até aqui, você já pôde aprender um pouco mais sobre como Luiz Barsi se tornou um bilionário. Entretanto, ele oferece outras lições e dicas valiosas, como o foco na análise fundamentalista para uma boa tomada de decisão.
Dessa forma, ele prega que é possível encontrar empresas com grande solidez e resiliência, além de boa capacidade de geração de lucros perenes.
É preciso observar não apenas os gráficos, mas, sim, os fundamentos e preços. Barsi também adota uma estratégia chamada de value investing, popularizada por Warren Buffett. O seu princípio é bem simples, mas bastante eficaz, consistindo em procurar ações de boas instituições e achar oportunidades, investindo nelas quando estiverem com valores atrativos.
Como você pôde ver, Luiz Barsi não apenas é uma inspiração de alguém que deixou para trás uma série de adversidades no começo de sua vida, como também oferece lições valiosas para quem deseja, assim como ele, garantir um pouco mais de tranquilidade para o futuro e obter dividendos apostando em boas empresas!
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a trajetória de Luiz Barsi, o maior investidor individual da bolsa brasileira?
Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo dicas sobre investimentos, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você será informado sempre que publicarmos um novo conteúdo.
Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais
Siga o Blog modalmais no Telegram.