A inteligência artificial no trading consiste em uma importante aliada para quem deseja se destacar no mercado financeiro e realizar boas operações. Pois, com a ferramenta é possível deixar o processo mais otimizado, rápido e acertado.
Diversas operações feitas no mercado americano são por meio da inteligência artificial, pois os investidores perceberam as possibilidades de ganhos e a diminuição de risco por fatores emocionais. No Brasil, o volume de operações no Brasil por meio de robôs cresce significativamente.
As ferramentas tecnológicas são utilizadas por grandes investidores e profissionais. Assim, eles conseguem diversas vantagens em suas operações em poucos segundos e executam boas estratégias. Continue a leitura e saiba mais informações a respeito da utilização da IA.
Como está o desenvolvimento da inteligência artificial?
A tendência é que a inteligência artificial seja utilizada cada vez mais no mercado financeiro. Em 2023 ela pode se tornar ainda mais sofisticada e ampla, pois diversas pessoas estão usando-a no mercado financeiro. Assim, ela pode contribuir significativamente no crescimento do PIB brasileiro nos próximos anos.
Dessa forma, diversas empresas buscam criar estratégias e estruturas para potencializar o crescimento e a utilização da IA, pois é uma ferramenta promissora para o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo. Muitos governos buscam meios para garantir a segurança, a privacidade, transparência e responsabilidade nos sistemas que apresentam IA.
É perceptível que a IA cresce exponencialmente. O trader que deseja sucesso, precisa conhecer os ganhos proporcionados pela ferramenta. A ferramenta pode ser totalmente personalizada para suas necessidades e as operações podem acontecer de forma segura. A IA não é capaz de realizar somente atividades numerosas, manuais e repetitivas, elas são capazes de realizar uma análise e ajudar na tomada de decisão.
O que é trading?
É necessário deixar o conceito de trading para entender como a IA pode ajudar. Sendo assim, saiba que trading significa “negociação”. Logo, trading na Bolsa de Valores, quer dizer que está realizado compra e venda de ativos.
O trading é uma categoria de Renda Variável, ou seja, o seu rendimento depende das oscilações do mercado financeiro. Os processos de negociação ocorrem de forma online, por meio de plataformas avançadas, que realizam operações de forma segura. Com IA, a negociação acontece de maneira mais otimizada.
Como ela pode ser utilizada no trading?
O mercado financeiro é um dos setores que podem se beneficiar com a inteligência artificial. Atualmente, a tecnologia pode ser aplicada de diferentes formas no setor. Sem a utilização da IA, o mercado financeiro e as instituições financeiras não conseguiriam oferecer propostas aos consumidores, realizar transações de forma rápida e entre outras. Confira a seguir as principais aplicações da IA!
Análise de investimentos
A IA pode ser utilizada para realizar a análise dos investimentos, com ela o trader consegue analisar rapidamente os dados históricos e consegue tomar uma decisão mais satisfatória. Isso porque a ferramenta possibilita o fornecimento de ideais de investimentos com mais possibilidades de sucesso.
Prevenção de fraudes
Com a utilização dos IA o trader consegue encontrar e analisar os padrões e anormalidades nas operações do mercado financeiro. Sendo assim, a ferramenta é utilizada para prevenir fraudes e erros que podem afetar o processo.
Análise de risco
A IA é utilizada para realizar a avaliação do conjunto de informações de clientes de maneira segura e para realizar acordo conforme a política da organização financeira e as oportunidades disponíveis.
Todo o processo é realizado de maneira rápida e instantânea, o que diminui as possibilidades de ações de criminosos e potencializa a realização de bons negócios. Dessa forma, a IA é uma importante aliada no momento de fazer uma análise de risco durante algum investimento.
Quais os benefícios de automatizar as operações de trading com IA?
Diversos são os benefícios em automatizar as operações de trading, sendo que um deles é a falta de fatores emocionais. Os robôs não apresentam sentimentos, raiva e medo e não ficam cansados. Eles são calculistas e frios, assim eles realizam as estratégias para operar no Day Trade com o máximo de precisão.
Os seres humanos são mais passíveis a erros e falhas e podem ser afetados em situações de perdas. Um trader já desejou ir contra o mercado ou pensou em tirar o stop (parada), essas são apenas algumas armadilhas que fazem o investidor perder muito dinheiro.
Por esse motivo, uma parte do trabalho de um trader de sucesso é conseguir treinar seu emocional, para que ele não interfira durante uma operação. Alguns investidores terão mais facilidade para controlar os sentimos, outros desistirão com mais facilidade.
Ainda é importante destacar que a automação é um benefício, o trader precisará apenas encontrar as melhores estratégias a serem investidas pelos robôs. Sendo que com eles é possível acompanhar os ativos com mais precisão. Mesmo que você seja um trader muito experiente, você não consegue realizar mais de 10 estratégias ao mesmo tempo. Mas, os robôs realizam essa função com rapidez e agilidade.
O que é um robô trader?
O robô trade é utilizado para realizar operações de curto prazo da Bolsa de Valores, ou seja, consiste em um serviço automatizado coordenado pela IA. Com ele, é possível comprar e vender ações quando elas estiverem valorizadas.
O robô é muito aplicado no Scalper Trader, Sing Trader e no Day Trader. Com a ferramenta, o trader é capaz de mudar as normas de entrada e saída em sistemas automatizados, com a finalidade de monitorar as operações. Isso é um importante benefício para quem não tem tempo para ficar de olho nas oscilações.
Como funcionam os robôs?
Eles são utilizados, especialmente em negociações de curto prazo. Eles são programas desenvolvidos por desenvolvedores de sistemas, por isso podem ser personalizados conforme as estratégias de negociação. Depois de serem configurados de acordo com suas necessidades, eles são capazes de realizar tarefas na Bolsa de Valores com muita precisão e com baixo índice de falhas.
Contudo, é preciso que o algoritmo siga algumas recomendações, como o intervalo médio entre as operações, stop loss e o stop gain, as condições de venda e de compra, os objetivos de trader a meta de ganhos e perdas e entre outras. Após definir as regras, o robô trabalhará de forma automática e conseguirá bons resultados durante o pregão.
Quais os tipos de robôs?
Os robôs são elaborados de acordo com a finalidade de cada investidor. Veja a seguir as características dos principais tipos!
Robô gestor
O robô gestor é aquele capaz de recomendar ativos e, em seguida, realiza as aplicações. O serviço realizado por ele, atualiza sua carteira de forma automática para que o serviço seja executado, é necessário que a ferramenta esteja cadastrada na Comissão de Valores Mobiliários.
Robô trader
O robô trader é a melhor opção para quem realiza Day Trade. Com ele é possível programar ordens de compra e venda de ações na Bolsa de Valores. Eles são capazes de avaliar os movimentos no mercado e agir no momento de ganho. Assim, você consegue comprar ativos quando estão em baixa e vendê-los quando estiverem em alta.
Robô consultor
O robô consultor é aquele que é capaz de sugerir uma carteira de ações. Ele atua como um consultor, mas é você que deve realizar a operação. A ferramenta apenas indica o que pode ser feito. Ele analisa as tendências do mercado e oferece as possibilidades mais rentáveis para o seu bolso.
Como escolher boas ferramentas com IA?
É necessário saber como escolher boas ferramentas para utilizar a IA durante as operações. Uma vez que elas serão essenciais para o seu sucesso e para a sua rentabilidade. Por essa razão, a escolha não pode ser feita de qualquer jeito. Confira a seguir como fazer uma boa escolha!
Objetivos
Você deve ter seus objetivos claros, é preciso que você saiba que deseja realizar scalping, day trader ou outra operação. Cada uma das estratégias solicita um tipo de plataforma. Mesmo que elas permitam atuar de diferentes formas, é válido contar com uma ferramenta que garantirá o melhor resultado.
Conhecimento
Existem ferramentas específicas para os traders mais avançados, isto é, que apresentam mais domínios das técnicas de negociações e conseguem interpretar os dados na plataforma com mais precisão.
Caso você seja iniciante, é válido escolher uma ferramenta mais simples, com menos dados disponíveis, assim você consegue entender com mais rapidez. Logo, ao escolher uma ferramenta com IA, é fundamental optar por aquela conforme o seu conhecimento.
Tipo de ativo
Ao selecionar a plataforma, é preciso saber os tipos de ativos que negocia. É importante lembrar que existem ações, commodities e derivativos. Para que você consiga o lucro desejado, é preciso optar por uma ferramenta IA que consiga atuar em diferentes ativos ou naqueles que garantem um bom retorno financeiro.
Portanto, a inteligência artificial no trading é uma importante aliada para quem deseja operar de forma automática, otimizada e eficiente. Pois, ela consegue estabelecer estratégias mais rentáveis para o investidor. O processo acontece com melhores chances de falhas e erros, visto que a questão emocional não interfere durante as ações de compra e venda. Os robôs não realizam atitudes precipitadas, todas as etapas são devidamente calculadas.
Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais
Siga o Blog modalmais no Telegram.