Blog do modalmais

Índice Dow Jones (DJI): o que é e como acompanhar?

Um dos maiores indicadores financeiros do mundo é o índice Dow Jones. Isso porque ele é capaz de interferir significativamente na economia mundial, uma vez que analisa o mercado de ações dos países norte-americano. Sendo assim, é necessário conhecê-los para realizar bons investimentos fora do Brasil. 

Nesse sentido, é necessário ressaltar que as bolsas norte-americanas são referência no mercado internacional. Para conseguir bons resultados financeiros no exterior, é preciso ficar atento ao comportamento das grandes instituições, visto que elas interferem na economia mundial. Continue a leitura e conheça mais a respeito desse importante índice! 

O que é índice Dow Jones? 

O índice Dow Jones consiste em um indicador financeiro que foi criado para representar a situação das ações norte-americanas. Ele se baseia na cotação das ações de 30 organizações do país americano.

Saiba que essas organizações lideram a sua área de atuação e apresentam um valor elevado no crescimento e desempenho das instituições com capital aberto. Por causa disso, o indicado é importante no mercado interno e externo. Ao analisar o índice é possível fazer investimentos em fundos ou em bolsas de valores mais certeiros e sem maiores contratempos. 

Qual o processo de cálculo desse valor? 

Para fazer o cálculo do índice Dow Jones é necessário realizar a soma dos valores das 30 ações e depois dividir por uma constante conhecida como divisor Dow. Esse divisor leva em consideração os valores de distribuição de proventos, agrupamentos e splits, com isso o índice evitar maiores distorções na precificação A fórmula para realizar o cálculo é a seguinte: índice Dow Jones= Σp/d. O ∑p é o somatório das 30 das 30 ações das organizações que formam o índice e o d é o divisor Dow. 

Quais as empresas que fazem parte da construção desse índice? 

Como já foi mencionado, são basicamente 30 empresas que fazem parte do índice. Elas são referências no mercado. Elas são grandes instituições no mundo dos negócios e são conhecidas por grande parte da população. Veja a seguir as principais organizações que formam esse importante índice: 

  • American Express;
  • Amgen;
  • Apple;
  • Boeing;
  • Caterpillar;
  • Chevron;
  • Cisco Systems;
  • Coca-Cola;
  • Dow;
  • Goldman Sachs Group; 
  • Home Depot;
  • Honeywell International; 
  • IBM;
  • Intel Corporation;
  • Johnson & Johnson;
  • McDonald’s;
  • Merck;
  • Microsoft; 
  • Nike; 
  • Procter & Gamble; 
  • Salesforce.com; 
  • The Travelers Companies; 
  • UnitedHeath Group Inc.; 
  • Verizon; 
  • Visa; 
  • Walgreen’s;
  • Walmart; 
  • Walmart Disney; 
  • 3M. 

Para entender melhor a respeito da função dessas organizações no índice, é válido citar alguns para facilitar a compreensão. A Apple, por exemplo, é destaque na área da tecnologia e isso acontece por causa de seu elevado peso no índice. Ela representa quase 10%, sendo o empreendimento de maior peso. A organização passou a fazer parte do indicador no ano de 2015. 

Outra organização que merece destaque é a Visa, que entrou no grupo em 2013. Hoje em dia, seu peso gira em torno de 5%, ela representa o setor de meios de pagamento. É válido também ressaltar a importância da empresa do ramo alimentício, o McDonald’s. A organização representa 50% no índice e participa do indicado há mais de 35 anos. 

Como acompanhar esse indicador? 

O indicado pode passar por diversas alterações no decorrer do tempo, seja em sua composição ou no peso de uma empresa. Por essa razão, muitos investidores desejam saber como realizar um acompanhamento em tempo real desse índice. Caso você também deseja realizar isso, basta acessar o site oficial. 

Saiba que ele apresenta informações a respeito do indicador, além de ser possível acompanhar o desempenho, levando em consideração o retorno do valor, o retorno total ou o retorno líquido em períodos distintos. Ainda é possível que você encontre o retorno acumulado no mês, no trimestre e no ano. 

Como investir nesse indicador? 

É necessário ressaltar que você não consegue operar de maneira direta no índice Dow Jones, uma vez que é fundamental investir acompanhando o indicado. A opção mais buscada para esse tipo de investimento são os Fundos de índices, visto que elas têm rendimentos ligados ao Dow Jones. 

Além do mais, é você pode realizar investimentos diretos nas ações para replicar a carteira do índice. Essa é uma das ações mais fáceis e simples de ser feita quando se fala do índice Dow Jones. 

O investidor ainda pode realizar negociações das ações na bolsa de valores, isso pode ter mais trabalho e pode ter um custo operacional mais elevado. Dessa forma, o mais recomendado é procurar ETFs negociados nas bolsas americanas e que se fundamentam no Dow Jones. 

Para quem não mora nos Estados Unidos, para investir nas possibilidades mencionadas do país precisam procurar uma corretora americana, que intermediará toda a operação. Com a ajuda dela, você conseguirá acompanhar a aplicação feita as variações no índice. 

Qual a importância do índice? 

Para conseguir uma avaliação mais satisfatória com mercado financeiro americano, é utilizado o índice Dow Jones. Fazer essa avaliação é primordial para fazer uma análise de ações e investimentos. 

Para os investidores, é primordial ficar atento ao desempenho do índice para tomar boas decisões no momento de fazer investimento em ações de empresas de capital aberto nos Estados Unidos. 

Mesmo que o índice seja restrito para apenas 30 organizações, ele é confiável para realizar avaliações de desempenho em longo prazo. Sendo assim, ele é um importante demonstrativo das variações do mercado e do crescimento de grandes instituições. 

Qual a relação desse indicador com a teoria de Dow? 

A Teoria de Dow foi elaborada por Charles Dow. Ela aborda a relação existente entre as tendências do mercado financeiro com as outras atividades de negócios. Por esse motivo, ela é muito utilizada em operações de especulação, por exemplo, no Day Trade. Confira a seguir os principais fundamentos dessa teoria! 

Os índices de ajustam em qualquer situação 

De acordo com esse fundamento, o índice financeiro leva em consideração os diversos fatores que ocorrem com o passar do tempo. Assim, um índice é capaz de se auto ajustar com o tempo, refletindo os dias atuais. Isto é, ainda que haja uma elevada defasagem por causa de alguma crise financeira, os preços se alteram com o tempo, uma vez que existe uma recordação da situação passada. 

O mercado apresenta três tendências

Conforme a teoria, a mudança de preços muda por causa de três tendências, que podem ser comparadas com os movimentos da natureza, principalmente relacionados ao mar. Dessa forma, saiba que existe a tendência primária, que é algo dominante que é comparada a maré. Já a tendência secundária é semelhante às ondas do mar, ou seja, que se forma de acordo com a maré dominante. A tendência terciária está relacionada com as marolas que se formam entre as ondas e consiste em um movimento fraco. 

A tendência primária é constituída por 3 fases 

A tendência primária é formada por três importantes fases, sendo a primeira conhecida como acumulação. Essa fase é o melhor momento para adquirir ativos, uma vez que o mercado já assimilou as informações negativas. 

A segunda fase é chamada de participação pública, nela começam a acontecer altas significativas e os investidores começam a adquirir os ativos. E a terceira fase é nomeada de distribuição, momento em que os jornais começam a falar a respeito das bolsas de valores. Nessa etapa, os investidores que estão na fase de acumulação começam a se desfazer de suas ações. 

Os índices e médicas precisam se confirmar

Um movimento só pode ser considerado genuíno se existir conformidade entre as médias de valores e os índices oficiais. Nesse panorama, diversos prejuízos são evitados. Lembre-se de que as médias móveis consistem em indicadores que permitem avaliar o andamento dos valores baseado no preço médio de períodos passados. 

O volume precisa conformar a tendência 

Segundo Dow, o volume precisa acompanhar a tendência principal. Ele afirma isso, uma vez que considera o volume como movimento secundário. Isto é, no primeiro momento os preços precisam aumentar e, só em seguida, precisa haver alta nos volumes. 

Saiba que isso faz muito sentido, já que é somente na segunda etapa da formação da tendência principal que o movimento é perceptível para o todo o público. Acontece então uma procura mais elevada pela compra de ações e as negociações crescem.

Uma tendência permanece até que haja sinais de reversão 

Não há previsão de fim de uma tendência até que ela mesma acabe, Dessa forma, Dow afirma que uma tendência de elevado desempenho em seu sentido até que seja afetado por outra tendência mais baixa. Logo, uma tendência segue seu percurso até ser trocada por outras com sentido contrário. 

Portanto, entender melhor o índice Dow Jones ajuda o investidor a tomar decisões mais acertadas e satisfatórias no mercado financeiro. Ele é fundamental para a economia do mundo, visto que envolve as empresas norte-americanas. Diversos fatores podem alterar as mudanças nas ações, ficar atento a isso é uma grande vantagem para conseguir aumentar a rentabilidade. As informações ajudam você a analisar os dados de forma correta e contribui em seus investimentos no Brasil e no Exterior. 

Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.