Blog do modalmais

Higher-highs, Higher-lows: identifique a tendência de alta

Higher-highs, higher-lows

As tendências são, basicamente, duas: higher-highs e higher-lows. A análise de tendências e alterações nos preços é uma ação importante no mundo dos negócios. Por isso, os traders focam nesses pontos para ter ganhos. Por meios das tendências, os investidores conseguem prever lucros futuros e suas possíveis mudanças.

Cada forma de tendência apresenta uma história específica e impacta de uma determinada maneira para o sucesso do investidor no mercado.

Leia nosso conteúdo e saiba mais sobre tendência de alta no mercado financeiro!

O que são higher-highs e higher-lows?

No mundo dos negócios, bem como em quase tudo, os termos em inglês se mantêm inalterados como definidores de conceitos. Dessa forma, é importante para o investidor habituar-se a eles e compreender o que significam. Confira o significado de higher-highs e higher-lows!

Higher-highs

Quando o preço do ativo fecha a um preço mais elevado do que no encerramento do dia anterior, que foi alta também, ele recebe o nome de “máxima mais alta” (higher-high).

É um sinal de tendência de alta, principalmente quando aparece junto a higher-low, oferecendo ao investidor a expectativa de que o preço permanecerá aumentando futuramente.

Higher-lows

Quando o preço do ativo fecha a um preço baixo, mas esse valor for superior ao preço da baixa do fechamento do dia anterior, ocorre então a “mínima mais alta” (higher low).

Nesse caso, existe um sinal de tendência de alta, especialmente quando em conjunto com uma higher high, fornecendo ao trader a expectativa de que o preço do ativo permanecerá em alta futuramente.

O que são lower-low e lower-high

Para compreender melhor a tendência de alta e como aproveitá-la, é importante conhecer também os conceitos que envolvem a tendência de baixa, que são:

  • Lower-low: caso o preço da ação ou de outro ativo se encerre a um preço inferior ao valor mais baixo do dia anterior, outra baixa, o nome que se dá é lower-low (mínima mais baixa).
  • Lower-high: se o preço do ativo se encerrar a um preço elevado, mas essa alta for inferior à alta no encerramento do dia anterior, ela recebe o nome de lower-high (máxima mais alta).

Como identificar higher-highs e higher lows?

Vimos assim que higher-highs e higher-lows representam, ambas, tendências de alta. Para identificá-los, o trader pode usar um gráfico. Caso os altos e os baixos estejam subindo no gráfico, existe a tendência de alta.

Nesse caso, os preços são vistos como máximos e mínimos mais altos. Enquanto a tendência de alta acontece, os preços do período anterior, que eram considerados máximos, se apresentarão ainda mais elevados do que antes.

Não são somente os máximos que se encerram mais altos, mas os valores mínimos do período anterior aumentam seu valor, apresentando-se mais elevados do que no período precedente.

O que indicam higher-highs e higher-lows?

A análise de higher-highs e higher-lows permite que o trader identifique que os valores estão em ascensão, bem como o valor geral, o que é um indício de que chegou o momento de vender e ganhar alguma coisa enquanto é possível, antes que aconteça uma tendência de baixa.

Enfim, usando a linguagem técnica, ao combinar higher-highs e higher-lows, o investidor tem uma combinação chamada de “uptrend”, ou seja, um aumento constante e esperado no preço do ativo. Por outro lado, lower-lows combinadas a lower-highs representam “downtrend”, ou seja, uma redução constante e esperada no preço do ativo.

Durante um uptrend, o investidor melhora suas expectativas em relação à performance do ativo analisado. Durante o downtrend, ocorre o contrário.

Em qualquer das situações, é possível desenvolver estratégias baseadas no conhecimento de sua análise. Muitos traders profissionais, corretoras e analistas criaram estratégias próprias, considerando que não existe uma forma correta e única de encarar o mercado financeiro.

Os investidores avaliam as informações de tendência de alta ou tendência de baixa para a tomada de futuras decisões, já que elas permitem prever com objetividade as alterações nos preços. Os traders observam os máximos mais altos e os mínimos mais baixos, dando a possibilidade de desenvolver e aplicar uma boa estratégia de entrada e de saída.

Quais outras formas de combinação de tendência de alta?

Além da análise uptrend para identificar a tendência de alta, é possível combinar de outras formas os conceitos para identificar tendências do mercado financeiro:

Higher-high e lower-low

A combinação de higher-high + lower-low não é muito usada pelos traders, mas alguns usam esse padrão como complemento à tomada de decisão.

O padrão higher-low + lower-low não é muito usual porque revela, na maioria das vezes, a instabilidade do ativo, o que gera dificuldades para prever os movimentos do ativo futuramente — pelo menos, se o trader usar isoladamente essa combinação.

De qualquer forma, a informação obtida pela análise desse padrão pode ser valiosa, mesmo que seja preciso contar com a ajuda de um analista de mercado experiente para fazer uma previsão mais precisa da situação.

Muitos investidores avaliam as movimentações do mercado por alguns anos antes de começarem a identificar o significado desses sinais. Caso atinjam esse conhecimento algum dia, que costuma levar muitos outros anos de acompanhamento, de tentativas e de erros, eles podem iniciar o desenvolvimento de suas estratégias.

Lower-high e higher-low

Esse padrão também não é muito usado para traçar estratégias de trading. Os investidores veteranos aprenderam métodos diversos para explorar esse padrão durante a baixa, o que permite a capitalização das oscilações do mercado.

Um desses métodos envolve uma técnica invertida de negociação de spread para alcançar um modelo mais tradicional da combinação lower-high/lower- low.

Na maioria das vezes, corretoras e traders que desejam aproveitar esse padrão e o padrão anterior fazem uso de estratégias de contratendência.

Estratégias de contratendência

Em estratégias de contratendência, o trader busca alcançar pequenos ganhos atuando contra uma tendência do momento, mais ampla.

Outro nome para uma estratégia desse tipo é “investimento contrário” ou “trading de contratendência”.

Geralmente, o investidor só tenta alguma estratégia de contratendência se considerar que determinada tendência, já estabelecida, passará por um breve recuo durante sua ascensão. A finalidade é obter lucros durante os breves intervalos de reversão.

Nesse sentido, as estratégias de contratendência envolvem quase sempre o médio prazo. Isso quer dizer que as posições são sustentadas somente por algumas semanas ou alguns dias.

Para aplicar a contratendência, o trader deve estar bastante consciente do mercado, atualizados sobre as estratégias em geral de investimento, o que apresenta riscos na tentativa de ganhos com a tendência do momento.

Dessa forma, investidores que se baseiam em contratendência são, em geral, adeptos da utilização e do estudo de indicadores de impulso (chamados de “indicadores de momentum”).

Os investidores que obtêm lucros com a contratendência normalmente fazem isso a partir de previsões corretas. Desse modo, eles lucram com as correções na variação de preços dos ativos que se inserem em uma tendência (criptomoedas, por exemplo).

Vantagens e desvantagens da contratendência

Existem algumas vantagens e desvantagens na aplicação das estratégias de contratendência. Por isso, é necessário estudar o mercado financeiro e planejar antes de investir:

Vantagens

Vamos começar analisando as vantagens. Resumindo em linguagem simples, existem duas principais vantagens em aplicar a contratendência para investir:

Períodos de altas/baixas menos profundas

Por levarem menos tempo para executar as estratégias de contratendência costumam apresentar menos variações de alta e baixa.

Os investidores conquistam menos lucros com essas estratégias, mas fazem isso com mais recorrência, o que ajuda a equilibrar as posições.

Ainda que as estratégias que seguem as tendências costumem obter mais ganhos significativos, elas costumam ser mais lentas, quando comparamos com as estratégias de contratendência.

Maior oportunidade para traders

Quando o valor de um ativo oscila entre altos e baixos consistentes, ele oferece diversas oportunidades para a compra e a venda a descoberto. Somente investidores que têm muita compreensão do mercado em que atuam conseguem resultados relevantes nesse cenário.

Porém, um investidor pode atravessar períodos muito extensos de inatividade se somente trabalhar contra as tendências, capitalizando as correções do mercado.

Desvantagens

Como todas as estratégias de trading, a contratendência também apresenta desvantagens, que podem ser muito onerosas se não forem devidamente consideradas pelos traders:

Comissões maiores e mais frequentes

Mais oportunidades de transação representam pagamento de maiores comissões. Os investidores que se envolvem frequentemente em iniciativas de contratendência vão fazer um total maior de transações (menos lucrativas) quando comparamos com os investidores que preferem acompanhar as tendências, seja tendência de alta, seja tendência de baixa.

Devido a isso, os traders de contratendência utilizam, em sua maioria, um modelo de comissão por cota, ou seja, o corretor vai cobrar somente por cada cota negociada, e não por trade (que é a comissão padrão).

Assim, o investidor obtém mais flexibilidade, uma característica muito importante quando está operando investimentos de curto prazo.

Maior monitoramento

As correções que o investidor acompanha quando realiza uma estratégia de contratendência são bem menores e mais breves do que as correções de mercado das efetivas tendências.

Para evitar prejuízos, o trader deve fazer um monitoramento mais atencioso do que o necessário em investimentos mais tradicionais. Uma saída para esse problema é a automatização dos investimentos, das opções de compra e venda.

Apesar de ser um pouco complicada a linguagem usada no mundo dos investimentos, é muito importante conhecer os principais conceitos para investir com mais confiabilidade. Quando o cenário é de tendência de alta, você deve ficar atento aos padrões de uptrend: higher-highs e higher-lows.

O que você pensa sobre esses conceitos? Já usa estratégias que exploram a máxima mais alta e a mínima mais alta? Conta com apoio especializado para investir? Deixe sua opinião: faça um comentário sobre o conteúdo do post!

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.