Para conseguir atuar no mercado financeiro e obter bons ganhos, é necessário entender melhor conceitos para investir no momento certo e aproveitar as oportunidades de ganhos. Sendo assim, é necessário compreender a respeito do harami de alta, que consiste em um dos padrões de candlestick.
Dessa forma, é preciso ressaltar que muitos traders utilizam o gráfico candlestick para realizar uma análise dos seus investimentos. Ele deixa claro a variação entre o preço de fechamento e abertura de um determinado ativo em um período. Assim, os especuladores utilizam as operações Swing Trade e Day Trade.
Continue a leitura e entenda a necessidade de conhecer o harami de alta!
O que harami de alta e harami de baixa?
O harami de alta, também conhecido como bullish harami, consiste em um importante padrão de reversão, de baixa para alta, constituído por dois candlesticks. O primeiro candle é vermelho e o segundo verde, e o corpo do segundo candle precisa ser “engolfado” pelo primeiro.
Já o harami de baixa é de alta para baixa, e também é formado por dois candlesticks. O primeiro candle é verde e o segundo vermelho, de preferência. O corpo do segundo candle precisa ser engolfado pelo primeiro.
Como ocorre a formação do harami de alta?
Como mencionado, o harami de alta é um padrão formado por dois tipos de candles. O primeiro apresenta um fechamento negativo, e o segundo, na maioria das situações, um fechamento positivo, com um corpo menos engolfado pelo primeiro.
É interessante que as sombras do segundo também estejam engolfadas pelo corpo do candle anterior. Devido a essas características, muitas pessoas chamam o padrão de “mulher grávida”.
O harami de alta se forma depois de um movimento de baixa, e é considerado um padrão de reversão pouco confiável. Sendo assim, após um movimento de baixa, um candle longo de baixa é acompanhado por um candle de indecisão. Ao entender essas características, os investidores conseguem compreender a indecisão presente no mercado. Com isso, a força do vendedor reduz e pode indicar uma reversão.
É preciso ficar atento ao gráfico, tendo em vista que o movimento de reversão é confirmado por um movimento de alta, com o fechamento dos ativos acima do valor obtido na primeira fase do harami de alta.
Diversos fatores podem intensificar o potencial de reversão do harami de alta e é fundamental ficar atento a eles, como a ocorrência do padrão perto de uma região de forte suporte e aumento no volume.
Sendo assim, a formação do harami de alta em um gráfico corresponde que existem chances de uma baixa de inversão no movimento, indicado a compra de uma ação caso o padrão de reversão seja confirmado por outros indicadores. Para não perder dinheiro, é necessário confirmar se é o momento ideal para investir.
Como interpretar um candlestick?
Após entender o conceito de harami de alta, é necessário saber interpretar o gráfico de candlestick para saber o momento que ocorre o fenômeno. Veja a seguir os principais elementos do gráfico e o que indicada cada um!
Período
Saiba que cada candle corresponde ao que aconteceu com o valor de um ativo em um determinado tempo. Geralmente, esse intervalo é definido pelo trader e pode ser de uma semana, seis meses, um ano e entre outros. O período deve ser definido conforme a sua estratégia.
Formato
O formato do gráfico apresenta os valores que os ativos atingiram durante o tempo estabelecido por você. Sendo que é possível encontrar o valor pelo qual foi feito o primeiro negócio, valor que foi encerrado o último negócio, o maior e o menor valor negociado durante o período estabelecido.
Cor
A cor é um ponto importante do gráfico de candlestick e não deve ser ignorada, uma vez que por meio dela é possível perceber quando é um candle de baixa ou de alta. Se o valor de fechamento está abaixo do de abertura, o valor do ativo caiu durante o período. Assim, a cor será vermelha.
Caso o valor de fechamento seja mais elevado que o valor de abertura, o valor da ação subirá. Isso quer dizer que o candlestick aumentou e estará na cor verde. Dessa forma, por meio da cor é possível entender os momentos positivos e negativos, e, assim, tomar boas decisões.
Qual a importância de conseguir identificar os padrões de candlestick?
A análise dos padrões de candlesticks, juntamente a outras técnicas, são importantes aliadas para os investidores. Ao saber utilizar e interpretar a ferramenta, você pode aproveitar os momentos de compra e venda de ações.
No gráfico é possível saber que um ativo está aumentando de valor ou diminuindo. Ao encontrar esse movimento, o investidor saber se é o momento de realizar a compra ou a venda. A análise gráfica é crucial na tomada de decisão dos traders que desejam aproveitar as oportunidades e potencializar o seu rendimento.
Assim, você consegue identificar as tendências do mercado e a definir os momentos que existem mais chances de lucro e de perda. Para ter sucesso no mercado financeiro, é preciso acompanhar de perto e entender os movimentos com base no comportamento dos preços dos ativos.
Logo, os padrões de candlestick indicará o momento certo de começar uma operação e o de sair. É fundamental ficar atento ao momento de compra e venda de um ativo para conseguir usufruir dos benefícios financeiros.
Os traders utilizam esse recurso para alcançar uma rentabilidade em curto prazo, pois ficam por dentro das quedas. Além do mais, ao entender os padrões, você pode aplicar em diferentes ativos, terá mais flexibilidade e terá mais independência.
Portanto, o harami de alta é um padrão importante no candlestick e ao saber analisá-lo os investidores entendem as variações dos ativos e conseguem agir no momento correto. No primeiro momento os termos podem parecer complicados, mas é muito simples e fácil de entender na prática. Caso seja necessário, é válido contar com o auxílio de um profissional capacitado no assunto.
Aproveite para saber como evitar no day trader o Dia de Fúria Trader!
Gostou do conteúdo? Então, assine agora mesmo nossa newsletter. e receba em tempo real todos os artigos lançados!
Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais
Siga o Blog modalmais no Telegram.