Você conhece o gráfico de linha? As plataformas de investimento oferecem uma série de modalidades gráficas para que o investidor possa analisar o mercado. Assim, recolhendo informações, traçando projeções e tomando decisões mais assertivas.
Alguns exemplos são o gráfico de Renko, Pontos e o famoso Candlestick. Todos demonstram o mesmo mercado ou ativo. Contudo, eles trazem informações muito interessantes que podem gerar uma leitura diferente para cada tipo de investidor.
Neste artigo, discorremos todos os detalhes sobre o gráfico de pontos. Continue lendo e saiba mais sobre essa modalidade.
O que é o gráfico de linha?
O gráfico de linha trata-se, basicamente, de uma representação visual que tem por objetivo apresentar dados numéricos ou quantitativos de um ativo ou indicador utilizado no universo dos investimentos. Ele também tem por objetivo demonstrar as oscilações de uma variável.
Basicamente, uma variável é qualquer coisa que oscila com as mudanças do peso. Tais como, valores, intervalos de tempo, taxas percentuais, médias móveis etc. Um modo muito comum de encontrar o gráfico de linha é nas oscilações de duas variáveis, geralmente, denominada X e Y em um gráfico.
O gráfico de linha tende a ser utilizado para mostrar dados contínuos. Em outras palavras, são aqueles números ou valores que não podem ser contados em números inteiros. Por exemplo, como as cotações de um ativo. Assim, eles estão sempre variando e o gráfico de linha ajuda a mostrar essas oscilações que ocorrem com o passar do tempo.
Qual a importância desse tipo de gráfico?
O gráfico de linha é uma importante ferramenta visual para o investidor. É mais fácil enxergar o movimento do preço nesse tipo do que em um Candlestick, por exemplo. Isso porque, esse último gráfico mencionado é formado por velas. Cada uma delas, têm o preço de abertura, fechamento, máximas e mínimas.
No gráfico de linha, essas variáveis são demonstradas visualmente nas próprias oscilações da linha. Logo, o investidor que deseja apenas enxergar a movimentação do preço esse tipo gráfico é o mais simples.
Além disso, o gráfico de linha não é utilizado apenas para visualizar preço. Inúmeros indicadores utilizam esse tipo em suas representações. O mais comum é a média móvel, que pode ser inserida dentro de qualquer modalidade de gráfico. Porém, inserir esse indicador dentro do gráfico de linha pode confundir muito o investidor, afinal, várias linhas aparecerão na tela.
Alguns indicadores de preço como o VWAP — que é a média de preço do ativo ajustado pelo volume — também podem ser inseridos no gráfico por meio de linhas. Por isso, esse tipo não pode ser negligenciado e você precisa ficar de olho nele se quiser ter sucesso nos seus investimentos.
Como ele pode ser inserido na sua análise?
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que o gráfico de linha é uma ferramenta acessória. Ele jamais deve ser utilizado para a tomada de decisões. O seu objetivo é apresentar as cotações de forma rápida e com fácil visualização.
Portanto, uma forma interessante de agregar esse indicador no seu dia a dia é abrindo várias janelas gráficas com esse modelo, inserindo cotações diferentes em cada uma delas. Assim, você pode olhar no gráfico e imediatamente identificar as últimas oscilações que o preço fez e, juntamente a outras ferramentas, tomar uma decisão que pode ser de compra ou venda.
Além disso, você também pode abrir mais janelas com gráficos de outros ativos que precisa acompanhar para tomar uma decisão. Por exemplo, o Ibovespa, Dólar no Mercado Futuro etc. Assim, suas análises serão mais precisas e rápidas, facilitando a aplicação de outras estratégias de investimento.
Por fim, o gráfico de linha pode ser incorporado por meio dos inúmeros indicadores que utilizam esse formato de representação gráfica. Inclusive, essa última estratégia pode ser utilizada por todos os tipos de investidores e, até mesmo, por operadores mais avançados que fazem Day Trade, por exemplo.
Quais são os benefícios e limitações?
Agora que você entendeu o gráfico de linha e como ele pode ser inserido na sua análise nós mostraremos alguns benefícios e limitações desse tipo. Continue lendo!
Benefícios do gráfico de linha
Sem dúvidas, um dos principais benefícios do gráfico de linha é a facilidade de identificar oscilações de preços. Como já mencionamos, outros tipos trazem mais informações que podem confundir a mente do investidor que precisa apenas acompanhar os preços.
Portanto, o gráfico de linha é uma alternativa interessante para essas pessoas, principalmente, para quem deseja investir a longo prazo e não precisa analisar diariamente eventuais oscilações pontuais que podem ocorrer em um dia específico.
Por fim, o gráfico de linha é excelente para visualização de tendências de médio e longo prazo. Ao analisar um ano inteiro de Candlestick ou de Boxes de Renko você pode ter dificuldades para entender as oscilações reais do ativo. Isso porque, esses tipos gráficos trazem uma representação que tem mais informações que a simples oscilação de preços, o que não ocorre com o gráfico de linha.
Limitações do gráfico de linha
Quanto às limitações, o gráfico de linha não demonstra de forma clara as máximas e mínimas que aconteceram em determinado período. Logo, quem trabalha com análise gráfica pode ter certa dificuldade para fazer suas leituras nesse tipo. Assim, é natural que eles optem por modelos como o Candlestick.
Outra limitação desse tipo gráfico são as oscilações que serão plotadas no seu gráfico. Em um dia de muita volatilidade as linhas podem fazer muitos movimentos. Consequentemente, fica difícil entender os movimentos, principalmente, os que foram mais fortes ou os que ocorreram com pouco volume.
Por fim, o gráfico de linha pode se tornar inviável caso você utilize outros indicadores nesse formato na tela. Isso porque, pode ficar difícil identificar o gráfico de preço e as outras linhas que estão representando os indicadores.
Por fim, o gráfico de linha é uma excelente ferramenta para ser agregada em seu setup de análise. É importante ter em mente que ele será um elemento adicional e não pode ser considerado como única ferramenta de estudos de mercado para tomar as suas decisões.
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