Um investidor do mercado financeiro deve ficar atento às operações que podem ser realizadas para conseguir se proteger. A estratégia borboleta, por exemplo, é uma importante técnica para ganhar ativos e evitar possíveis perdas.
Nesse sentido, é importante ressaltar que os derivativos são uma das maneiras de potencializar o lucro na Bolsa de Valores, mas é preciso adotar estratégias para que não ocorram prejuízos. Logo, muitos traders recorrem à estratégia borboleta. Continue a leitura e saiba mais informações!
Como funciona o mercado de Opções?
Para compreender a respeito da estratégia borboleta, é necessário entender o mercado de opções. Pois, ela tem como finalidade proporcionar elevados ganhos para os especuladores que acreditam na estabilidade do mercado. Sendo que quando o mercado fica laterizado, os resultados são os lucros e quando acontecem muitas oscilações, acontecem diversos prejuízos.
As opções são derivativos que fornecem o direito para os investidores venderem ou comprarem ações, moedas, commodities e entre outros ativos. Logo, duas pessoas realizam a negociação do preço do ativo e estabelecem uma data para oficializar a negociação.
Saiba que a operação pode ou não ser efetuada na data. Uma das características das opções é negociar o direito e não a obrigação de vender ou comprar um ativo. Assim, quem compra uma opção, tem o direito de escolher de fazer ou não a negociação do ativo. Já que vendeu precisa respeitar a escolha.
Os investidores que procuram por estabilidades diante das mudanças do mercado podem utilizar as opções para proteger sua carteira de investimento. Por essa razão, muitos contratos de opções são derivativos de commodities.
Muitos investidores buscam melhorias para evitar prejuízos quando acontecem elevadas quedas nos valores dos produtos. Ainda é necessário que as empresas que estão expostas a variação cambial também recorrem ao mercado de opções.
O que é estratégia borboleta?
A estratégia borboleta é uma das mais utilizadas no mercado financeiro pelos investidores que buscam se proteger. Ela oferece possibilidades de ganhos mesmo com a queda dos valores. Nessa situação, o investidor tem uma rentabilidade tanto no momento de queda quanto de subida.
Para ter bons lucros é preciso que a bolsa alcance o valor determinado pela faixa da operação até o momento do seu vencimento. Para conseguir realizar uma boa operação, é fundamental entender o mercado.
De forma geral, será necessário vender opções de compra com valor de exercício menor que o valor atual de mercado, conhecido como in the money. Em seguida, é preciso vender opções de compra, com o mesmo volume, com valor superior ao do mercado, chamado de out the money.
Depois é necessário adquirir o dobro de opções com um valor mais próximo de mercado. Para conseguir um bom resultado, é necessário adquirir todas com o mesmo prazo de vencimento.
Para garantir um bom retorno, é necessário que o valor do ativo esteja próximo da primeira opção lançada. Caso o preço fique muito longe da faixa, o resultado será de grandes prejuízos financeiros.
Há também a estratégia borboleta de ferro, que consiste em uma variação da estratégia tradicional. Dessa forma, a base do seu funcionamento é a mesma. Entretanto, a estrutura da operação é mais complexa, já que se divide em quatro opções. Sendo a compra e venda pelo preço determinado e opções de compra e venda com valores acima e abaixo. Veja mais a seguir!
Como essa estratégia funciona?
Essa estratégia pode ser dividida em borboleta e borboleta de ferro. Elas podem ser utilizadas com a mesma finalidade, mas uma acaba sendo mais simples e fácil de ser aplicada nas operações.
Na estratégia borboleta, é realizada a venda de opções de compra, por um determinado valor e com data de vencimento. O investidor precisa comprar metade das opções com preço acima e abaixo do valor. A diferença entre o preço deve ser igual para ambos os lados. O objetivo do intervalo de valores é proteger os investimentos do especulador. Caso o valor não fique estável, ele ainda poderá ter lucros.
Quando vale a pena utilizar?
A estratégia apresenta diversas vantagens e é uma boa opção para quem já se considera experiente no mercado, e consegue identificar com mais facilidade as oscilações na Bolsa de Valores. Sendo assim, vale a pena utilizá-la em momentos de lateralidade ou em momentos de altas e quedas expressivas, dependendo de qual a rota que está sendo utilizada. Veja, a seguir, as principais vantagens!
Perda controladas
Uma das maiores vantagens proporcionadas pela estratégia é a possibilidade de controlar o prejuízo. O risco máximo é do valor que você investiu no começo da operação. O risco só acontece até um determinado ponto.
Custo reduzido
A estratégia apresenta baixos gastos para ser utilizada. Durante a sua aplicação, o trader precisa lidar com as ações de forma rápida, com isso os lucros atingidos cobrem os gastos relacionados a sua montagem.
Excelente lucro
Um dos benefícios da estratégia é a possibilidade de ganhar lucro de forma constante, tanto na valorização do ativo quanto em períodos de desvalorização. Lembre-se que tudo precisa acontecer dentro do prazo do vencimento do contrato.
Como ganhar dinheiro?
Para conseguir usufruir das vantagens mencionadas e obter bons ganhos financeiros, é necessário estudar o mercado para entender suas variações e para se manter atualizado em relação a variações de alta ou queda de um ativo. Isso porque a estratégia precisa que o ativo esteja em um faixa específica para proporcionar lucro.
O especulador deve certificar antes de realizar qualquer investimento, já que se o ativo passar por uma queda ou uma valorização muito alta, ele pode não ter ganhos. A estratégia da borboleta precisa ser acompanhada, para que seja possível desmontá-la quando necessário. Vale lembrar que se tiver cuidado e atenção, existe a chance de você perder dinheiro.
Portanto, para garantir sucesso com a aplicação da estratégia da borboleta, é preciso cuidado no momento de realizar seus investimentos. As oscilações do mercado podem proporcionar lucro e prejuízos. Contudo, qualquer adversidade pode ser evitada ao conhecer as características do mercado de opções.
Gostou do conteúdo? Então, assine agora mesmo nossa newsletter. e receba em tempo real todos os artigos lançados!
Siga o Blog modalmais no Telegram.