Os investidores precisam analisar o risco no momento de realizar um investimento, para que ele consiga um bom retorno financeiro e para que suas estratégias tragam um bom resultado. Dessa forma, é preciso ficar atento ao downside, já que ele consiste em um movimento negativo na economia e, consequentemente, na diminuição dos valores dos ativos.
Nesse contexto, para que você não perca dinheiro, é necessário conhecer melhor esse evento de quedas, que é muito recorrente no mercado nos períodos de downside. Logo, quem investe, por exemplo, em renda variável precisa saber se comportar quando a economia retrocede ou estagna. Continue a leitura e encontre mais informações a respeito do assunto!
O que significa downside?
Downside consiste em um movimento de queda no mercado financeiro. Sendo assim, é um termo muito utilizado para se referir à queda de preços dos ativos. Ele é um revés econômico, ou seja, está associado a períodos de retrocesso ou estagnação econômica.
O termo aborda os períodos em que a economia do país para de crescer. Há algumas situações que alguns especialistas tentam estimar até que ponto uma economia pode cair por causa das variáveis do mercado.
Quando esse fenômeno ocorre?
Geralmente, o downside ocorre em um momento de crise financeira. Por exemplo, a pandemia enfrentada em todo mundo afetou diversos setores da economia, e muitas empresas encerram suas atividades. Isso acaba interferindo também no mercado de investimentos. Devido à recessão econômica muitos ativos perdem valor, e nessa hora você pode ficar no prejuízo.
Por essa razão, ao fazer investimentos a curto prazo, você poderá ficar no prejuízo. Isso porque pode ocorrer de você vender seu ativo em um momento ruim e, dessa forma, perder dinheiro. Não é interessante comprar ações de uma empresa e precisar vendê-las em um momento de baixa.
Quais são as condições que devem ser avaliadas para identificar esse fenômeno?
Para saber se ocorrerá uma desvalorização de suas ações, é fundamental fazer uma avaliação realista do mercado. Normalmente, isso é realizado por meio de uma análise fundamentalista. Com um estudo criterioso, é possível que você saiba o preço-alvo. Com isso, dá para saber o momento de queda (downside) ou de valorização (upside).
Ao contar com o auxílio de profissionais especializados, você terá um direcionamento mais assertivo e saberá se deve ou não investir naquele ativo. É primordial ter cuidado com o downside para não traçar estratégias erradas durante a compra de ações de uma empresa.
Quais são os riscos downside?
As pessoas que realizam investimento a longo prazo esperam, em algum momento, o movimento downside. É normal que exista uma queda na economia. Mas, depois de certo período, o rendimento pode ser satisfatório, mesmo que tenha acontecido uma desvalorização. Já quem faz investimento a longo prazo pode ter um prejuízo mais elevado, visto que não aproveitará os benefícios proporcionados na alta.
Nesse sentido, é perceptível que um investimento em renda variável em prazos menores pode ser desvantajoso. Não tem como determinar o tempo de duração do movimento downside. Para isso, é preciso fazer um investimento que possa oferecer um bom retorno mesmo com as oscilações de mercado.
Como se proteger do risco?
É essencial saber proteger a carteira de investimentos contra os movimentos negativos do mercado e a perda de ativos, ou seja, o chamado downside. A proteção contra esse movimento é necessária tanto para quem investe quanto para quem especula, uma vez que ambos querem aproveitar os benefícios oferecidos no momento de queda e alta. Confira a seguir!
Opção de venda
A opção de venda consiste em uma estratégia muito conhecida pelos investidores, que é um tipo de derivativo. É estabelecido determinado valor de venda para um ativo. Logo, mesmo que os movimentos do mercado não sejam satisfatórios, é possível que ele seja comercializado pelo valor combinado.
Dessa maneira, a opção de venda pode ser uma ótima maneira de proteger seus investimentos mesmo durante uma retração econômica. Buscar formas de cuidar de suas ações em momento de crise é primordial para não realizar a venda de um ativo na hora errada.
Stop loss
O stop loss é uma ótima opção para quem tem a finalidade de especular, isto é, quem desejar estudar com atenção, analisar, pesquisar e investigar criteriosamente determinado cenário. No mercado financeiro, a especulação é uma estratégia utilizada por diversas pessoas para apostar em determinado ativo e realizar negociações de venda ou de compra em um momento favorável.
Grande parte dos investidores realizam alguma ação pensando na desvalorização ou valorização de uma ação, ou derivativo. O stop loss significa “parar perdas” e serve para otimizar suas operações e evitar maiores prejuízos.
Portfólio negativamente correlacionado
Uma maneira de se proteger do risco é por meio da criação de portfólio de ativos negativamente correlacionados. Isto é, você compra dois ativos, sendo que, em algum momento, um diminui de valor e outro é valorizado. Isso faz com que você não fique com um prejuízo elevado. Alguns investidores utilizam essa estratégia nos investimentos realizados fora do país.
Para elaborar um eficiente portfólio, é primordial estudar o mercado, para determinar os ativos que poderão diminuir e aumentar em determinada época. Caso a escolha seja errada, você poderá perder dinheiro, o que não é interessante. Mas, ao fazer o estudo de suas variáveis, a escolha é assertiva, e os resultados são promissores.
Diversificação
A diversificação de carteiras consiste em uma das estratégias mais eficientes para proteger os seus investimentos e aumentar a rentabilidade. Sendo assim, basta que você distribua seu capital em diversas opções. Quem apresenta uma carteira diversificada tem menores chances de sofrer com impactos negativos do downside.
Portanto, o downside apresenta diversos riscos para o investidor. Para evitar grandes prejuízos, é imperativo ficar atento às maneiras de proteger seus ativos. Com eficientes estratégias, dá para alcançar bons resultados no mercado financeiro. O recomendado é sempre estudar para conhecer melhor a respeito dos investimentos, para que você não se arrependa e possa usufruir de todos os benefícios.
Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais
Siga o Blog modalmais no Telegram.