Comemorado no dia 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa não comercial, lembrado pelas vitórias e conquistas diárias para melhorias nas condições sociais das mulheres.
Qual a origem do Dia das Mulheres?
No século 20, mais especificamente em 1909, ocorreu uma passeata na cidade de Nova Iorque. Essa passeata levou mais de 15 mil mulheres as ruas e movimentou grandes veículos informativos da época.
O maior objetivo da passeata era, principalmente, o pedido para melhores condições de trabalho. A comoção foi tão grande que, no ano seguinte, foi criada a conferência anual pela igualdade dos direitos das mulheres.
A ONU oficializou a data de 8 de março nos anos 70, e também declarou de 1976 a 1985 a Década da Mulher.
As mulheres no mercado
Felizmente ao longo dos anos, os números de mulheres no mercado de trabalho vêm aumentando significamente, incluindo os cargos de liderança, onde antigamente era dominado por homens.
As oportunidades estão sendo criadas, e devido a possibilidade de a mulher estudar, se posicionar e ter voz, muitas portas foram abertas.
MERCADO FINANCEIRO
No Mercado Financeiro, as mulheres estão ocupando 23% dos investidores na Bolsa de Valores, o que mostra que mais de 1 milhão de mulheres estão presentes diariamente no mercado, aumentando seu capital, criando independência financeira e tendo seus lucros cada vez maiores. Segundo pesquisas, renda fixa ainda é o produto mais adquirido pelas investidoras.
A importância do Dia das Mulheres
A cada ano que passa o Dia das Mulheres vem sendo cada vez mais lembrado, comemorado, e o mais importante de tudo que é ser compreendido em cada história e em cada luta. Um meio muito comum e prático de entender mais sobre o movimento feminista é ler, e abaixo iremos indicar quatro livros para que possa estudar e se atualizar no universo da luta feminina:
Sejamos todos feministas – Chimamanda Ngozi Adichie
A autora explica o poder da palavra feminismo, e as variações de entendimento que a palavra sofreu ao longo dos anos. Chimamanda conta que, a primeira vez que ouviu a palavra, foi como se não fosse um elogio, e foi dita num tom de desaprovação. Igualdade de gênero, liberdade e estereótipos são tópicos comentados pela autora.
Extraordinárias mulheres que revolucionaram o Brasil – Aryane Cararo e Duda Porto de Souza
Com uma grande lista de mulheres importantes do Brasil, as autoras mostram um pouco sobre cada história. Além de mostrar a luta revolucionária envolvendo diferentes etnias e regiões, todas em consenso da libertação feminina.
Minha história – Michelle Obama
A ex-primeira dama dos Estados Unidos da América conta numa biografia extremamente íntima sobre suas realizações e conquistas. É fato que Michelle Obama conquistou uma figura de inspiração para milhares de mulheres ao redor do mundo, e o livro mostra seu mundo, suas experiências e como se tornou uma das mulheres mais poderosas do mundo.
Mulheres na luta – Marta Breen e Jenny Jordahl
Em Mulheres na Luta podemos encontrar a história feminina, mostrando como era enfrentar a vida sendo uma mulher há 150 anos, onde as mulheres não tinham o poder de decisão sobre seu corpo, trabalhar, estudar, ou até mesmo o direito de expressar sua opinião e mostrar sua voz. Marta e Jenny mostram a luta feminista, e o avanço feito até os dias de hoje.
Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo dicas sobre investimentos, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você será informado sempre que publicarmos um novo conteúdo.
Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no Modal Banco Digital do Investidor
Siga o Blog modalmais no Telegram.