Blog do modalmais

Bull Trap: o que é e como identificar?

Bull Trap - Imagem do mapa mundial, com gráficos e as palavras Bear Trap e Bull Trap em destaque.

Para conhecer melhor o mercado financeiro é fundamental se atentar aos diversos termos, como a Bull Trap. Visto que é muito utilizado para determinar erros e enganos nas tendências previstas por analistas e investidores e, consequentemente, ocasionar diversos prejuízos.  

Nesse sentido, é importante ressaltar que os investidores que apresentam experiência e os que ainda não tem precisa ficar atento ao conceito para que saiba se prevenir de forma eficiente. Para conseguir usufruir dos benefícios do mercado financeiro, é preciso entender a dinâmica das operações para identificar potenciais riscos.

 Continue a leitura e saiba mais informações a respeito da Bull Trap!

O que é Bull Trap

Para compreender melhor o termo Bull Trap, é preciso conhecer uma importante divisão presente no mercado de investimentos, ou seja, a bear market e a bull market. Sendo que a bear market está relacionada a um comportamento de baixa e a bull market uma tendência de alta. 

A Bull Trap pode ser traduzido para “armadilha de touro”, ele faz referência a uma expectativa relacionada a uma tendência de alta. Mas, nesse caso, a situação não ocorre e, por essa razão, o investidor pode ter elevados prejuízos. Dessa forma, o termo está associado a quebra de expectativa em relação ao comportamento do mercado.  

Quando surgiu a expressão?

Diversos especuladores no mercado acreditam que está ocorrendo uma alteração de tendência de baixa para alta no mercado financeiro. Essa prática fez com que fosse criada a expressão Bull Trap

É preciso destacar que a alteração não ocorre com o previsto. O contratempo se potencializa ainda mais quando os investidores iniciantes acreditam que voltará a subir, o que não acontece mais. 

Quando a armadilha ocorre?

A Bull Trap acontece quando os especuladores usam a análise gráfica sobre um ativo financeiro e concluem que haverá uma tendência de alta nos próximos dias. Isso ocorre em relação à resistência, já que ao avaliar o gráfico tem a percepção que o ativo conseguirá romper esse nível. 

Muitos investidores acreditam na conclusão e decidem adquirir o ativo com o desejo que sejam valorizados. Mas, o que acontece é uma reversão da tendência, ou seja, o preço do ativo reduz significativamente. 

Como identificar esse tipo de armadilha?

Normalmente, a Bull Trap ocorre quando um investidor adquire um título que ultrapassa os limites de resistência. A armadilha pode surgir após uma desaceleração do mercado. Depois de diversas quedas, pode acontecer uma movimentação entre os operadores que procuram retornar quando o mercado está em alta. 

Porém, essas ações iniciais de compra podem aumentar os preços acima de alguns níveis do gráfico, e esses rompimentos podem levar ainda mais compras. Com isso, diversos sinais falsos podem surgir e o preço pode despencar. Existem algumas formas de identificar a presença da Bull Trap, como: 

Sobrecompra e sobrevenda 

Se um ativo estiver em sobrevenda, existe a chance da reversão em alta, mesmo após atingir o nível de resistência. Caso esteja em sobrecompra, pode ocorrer uma reversão de baixa depois do rompimento. Logo, é fundamental se atentar nessas situações, para que você não fique no prejuízo. 

Formação de intervalo no gráfico 

Um trader precisa ficar atento quando existe uma criação de um intervalo na hora que o valor desce e sobe no nível de resistência e suporte. Ao perceber o intervalo ele poderá rapidamente detectar a possível armadilha. 

Teste do nível de resistência constante 

Uma situação que pode ocorrer a Bull Trap é quando o mercado decide testar com frequência os níveis de resistência, sem que existam rompimentos. Isso pode ocasionar uma pressão fraca de alta.

Quais os principais riscos dessa armadilha?

A Bull Trap apresenta diversos riscos para os operadores, principalmente para aqueles que realizam trades. Assim, ao conhecer os riscos que a situação apresenta, é possível ficar atento para evitar grandes adversidades. 

Dessa forma, saiba que existem chaves de perdas elevadas, já que as tendências previstas não ocorrem como o desejo. Os investidores que apresentam pouca experiência no mercado de ações podem ter a percepção errada de um nível de resistência e existe a chance de ter que permanecer com ativos adquiridos de maneira errada para não ficar no prejuízo. 

Ao conhecer e entender a Bull Trap você evita os diversos riscos no mercado de ações. Pois, você saberá os perigos que a estratégia pode apresentar e poderá seguir um caminho mais seguro. A análise errada a respeito da tendência de mercado pode ocasionar diversas perdas e, consequentemente, você não poderá aproveitar as boas oportunidades. 

Como se proteger? 

Para conseguir se proteger da armadilha, é fundamental saber que não é possível realizar boas operações somente por meio da análise gráfica. É preciso utilizar bons indicadores, como o índice de Força Relativa e médias móveis para compreender melhor a tendência do mercado. 

Além do mais, é indicado certificar a quantidade de negociações. Para que seja confirmado a tendência de outros elementos e não apenas do suporte e resistência. Com isso, um trader será capaz de encontrar com mais exatidão se existirá uma tendência de alta ou baixa. 

Ainda é importante ressaltar que a emoção pode interferir no sucesso de um investidor. Quando um mercado está aparentemente em alta é normal que muitos decidem operar para aproveitar as boas oportunidades. Mas, sem o controle emocional, existem grandes chances de realizar uma análise errada. 

A Bull Trap é uma armadilha que pode confundir a análise de um trader e aumentar as suas chances de prejuízos na Bolsa de Valores. Por isso, é preciso avaliar os sinais do que está acontecendo no mercado antes de tomar qualquer decisão. O mercado financeiro é variável, se não atentar a isso as chances de riscos são elevadas. 

Portanto, a compra de ações não é uma tarefa simples. Para fazer boas aquisições, é preciso avaliar diversos dados importantes para saber as chances de ter um bom retorno financeiro. Logo, não se pode deixar de acompanhar o histórico do movimento do mercado para não cair na armadilha Bull Trap

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.