Blog do modalmais

Bradesco (BBDC3 E BBDC4): conheça mais sobre as ações do BRA e como investir

Investir em ações de grandes bancos é uma excelente forma de diversificar sua carteira e ter bastante probabilidade de bons rendimentos, principalmente no longo prazo.

Mas é necessário saber analisar qual é a ação mais adequada, assim como qual é o melhor momento para fazer a operação e evitar tomadas de decisões que possam ser prejudiciais.
Nesse sentido, as duas ações do Bradesco chamam atenção, a BBDC3 e BBDC4. Embora tenham passado por quedas devido à crise do coronavírus, as perspectivas futuras podem ser bem animadoras.

Por isso, neste texto, vamos apontar algumas das principais informações a serem levadas em conta na hora de investir em ações do Bradesco. Acompanhe!

O que é o Bradesco?

Vale a pena analisar brevemente o que é o Banco Bradesco. Sendo o segundo maior banco privado do Brasil, essa é uma instituição financeira consolidada e que apresenta perenidade em seu histórico na Bolsa de Valores.

HISTÓRIA

O Bradesco foi fundado em 1945, em Marília, no interior do estado de São Paulo. Inicialmente presidido pelo Dr. José da Cunha Júnior, a instituição procedente da Casa Bancária Almeida & Cia se tornou o Banco Brasileiro de Descontos S.A.

Logo em sua fundação, o banco adotou um posicionamento que marcaria sua trajetória. Enquanto a maior parte das instituições financeiras focava seus esforços aos grandes proprietários de terra, o Bradesco se aproximou das camadas mais baixas da população.

Com foco em pequenos comerciantes e funcionários públicos, o banco tomou a iniciativa de estimular a utilização de cheques por parte de seus correntistas, orientando-os a preencher as folhas nas próprias agências.

Menos de uma década depois de sua fundação, em 1952, o Banco Bradesco atingiu o posto de maior banco privado do Brasil. Isso ocorreu principalmente por conta de sua expansão para além de São Paulo e das apostas em inovações.

No ano seguinte, o banco inaugurou a Cidade de Deus. Em constante desenvolvimento, o complexo passou a abrigar residências, hospitais, escolas e espaços de lazer de mais de 9000 funcionários e suas famílias.

Durante a década de 1960, houve um crescimento consistente, com base em esquemas que mesclavam conservadorismo com reinvestimento de lucros e aquisição de instituições menores.
É importante notar que a postura de inovação sempre esteve presente na instituição. Confira alguns exemplos que foram adotados ao longo da história:

primeiro banco a implementar automação de processos: em 1963, o banco tornou-se a primeira empresa da América Latina a utilizar computadores para automatizar seus processos;

pagamento de débito automático: nos anos 70, o Bradesco passou a disponibilizar o sistema de débito automático para contas de água, luz e telefone de seus clientes corporativos;

leitor de código de cheques: em 1979, a instituição introduziu os leitores de código de cheques (CMC-7), sendo o primeiro banco do mundo a incorporar esse tipo de ferramenta em seu sistema;

terminal para telecompras: em 1983, o primeiro terminal para telecompras foi instalado. Por meio dele, seria possível debitar o valor da conta do cliente do local em que o terminal era instalado, como posto de gasolina, magazine, supermercado etc.

rede de agências interligadas on-line: em 1995, por meio de um amplo processo de modernização e utilizando a fibra ótica e o laser, o Banco Bradesco interligou todas as suas agências de forma on-line e em tempo real, sendo o pioneiro em internet comercial no Brasil;

criação da Visa: no ano de 1995, o Bradesco participou da criação da processadora dos cartões de crédito da bandeira Visa;

pioneirismo no mobile: no início da década de 2000, foi lançado o Bradesco Mobile Banking, que permitia algumas operações bancárias por meio do celular.

Ao longo da primeira década de 2000, o Bradesco continuou a crescer e se desenvolver. Isso se deu, principalmente, por meio da aquisição de outras instituições (como a compra do HSBC Bank) e do investimento em tecnologias inovadoras e pioneiras.

Atualmente, ele é o maior banco privado do país e conta com seu próprio banco digital, o Next. Além disso, entrou para o mercado das carteiras digitais, por meio do app Bitz. Dessa forma, ele se mostra uma instituição financeira sólida e promissora.

Quais ações o Bradesco possui no Mercado Financeiro?

As ações do Bradesco estão incluídas na carteira do Ibovespa, principal índice de ações do mercado nacional. Nesse sentido, é possível adquirir cotas por meio de duas ações, a BBDC3 e a BBDC4.
Esses papéis são negociados por conta do grande volume de negociações que apresentam no pregão da bolsa. Juntas, as ações representam cerca de 10% da composição total do índice.

É importante lembrar que as ações do banco também são negociadas internacionalmente. Contudo, no caso das bolsas de valores internacionais, os papéis são operados por meio de recibos. As bolsas estrangeiras que negociam são:

Bolsa de Nova York: nessa bolsa, ambas as ações são negociadas. A ordinária (BBDC3), por meio do código BBDO, e a preferencial (BBDC4), por meio do BBD;

Latibex Madrid: já na bolsa Labitex (bolsa de valores latino-americanos radicada em Madrid), somente os papéis preferenciais são operados, sob o código de XBBDC.

Ao todo, o banco Bradesco apresenta 3,4 bilhões de ações ordinárias, estando 859 milhões em circulação no mercado. Com relação às preferenciais, existem 3,4 bilhões, com 3,2 em circulação.

Quais as maneiras de ganhar com a BBDC3 e BBDC4?

Ao investidor interessado em diversificar suas aplicações por meio das ações do Bradesco, existem duas formas de ter bons rendimentos com essa operação: por meio de trade ou pela distribuição de dividendos.

TRADE

Uma das formas mais comuns de conseguir rendimentos com ações é por meio dos trades. Essa é uma forma de lidar com ações envolvendo compra e venda, a operação é focada em obter lucro da operação.

Nesse sentido, existem trades de menor duração, o chamado day trade, que visa na compra e venda do ativo no mesmo dia. E também existem negociações que levam um maior tempo, como o swing trade, que tem o foco no longo prazo. O intuito da operação, em geral, é ganhar na valorização do papel.

DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS
Outra forma de lidar com ações é pensando na distribuição de seus lucros e dividendos. Esse é o caso daqueles que compram ações pensando em investimentos de maior prazo.

Sempre que uma empresa tem lucro, ela é obrigada a distribuir 25% desse valor aos seus acionistas. Assim, quem investe nesse formato aposta na valorização da instituição para ganhar uma parcela do lucro dela.

O que considerar para investir nas ações do Bradesco?

Ações são parte do mercado de renda variável, o que significa que, independentemente da empresa, apresentam riscos. Por isso, é importante levar em conta alguns fatores para saber de que forma lidar com esse tipo de investimento.

Pensar em longo prazo com as ações do Bradesco pode ser algo diferenciado para determinado tipo de investidor. Visto que existe um certo grau de imprevisibilidade no longo prazo, é necessário pensar qual parcela de seu patrimônio será investida nesse ativo.

Mas caso você ainda não tenha investido na instituição, é bom saber que devido às quedas geradas pela crise do coronavírus, o atual cenário pode ser um bom momento para adquirir ações. Ainda que esteja em baixa, a perspectiva de recuperação de empresas sólidas é extremamente alta.

Apenas como exemplo, nos últimos 5 anos, as ações da BBDC3 valorizaram cerca de 67%, fornecendo dividendos R$ 0,90 por ação ao ano. Ou seja, mesmo em momento de recessão econômica, a empresa continuou se desenvolvendo e crescendo.

O ideal é avaliar qual seu perfil de investidor, para poder realizar a operação de acordo com suas expectativas e recursos. Um ponto importante é evitar investir nas ações num valor que possa comprometer sua segurança e estabilidade financeira.

Como investir nas ações do Bradesco?

Você já sabe quais são as questões que precisa levar em conta que para começar a operar com as ações do Bradesco, seja a BBDC3 ou a BBDC4. Portanto, vale a pena compreender quais são os procedimentos para realizar essas operações.

Primeiro, é necessário abrir uma conta em uma corretora de confiança e com solidez, como o modalmais. Para isso, basta acessar a plataforma da instituição e inserir seus dados, seguindo o passo a passo.

Posteriormente, é preciso que você transfira determinada quantia para sua conta na corretora, para que suas operações possam ser realizadas. Existem diversas formas pelas quais é possível realizar essa transferência:

TED: Transferência Eletrônica Disponível;

DOC: Documento de Ordem de Crédito;

PIX: serviço de transação bancária criado pelo Banco Central do Brasil.

Após enviar recursos para sua conta na corretora, é necessário acessar o home broker. Esse é o principal mecanismo utilizado para operar ativos na Bolsa de Valores, permitindo a compra e venda de ações de forma dinâmica e fácil.

Uma vez que o home broker foi acessado, procure pela ação que deseja adquirir: no caso, a BBDC3 ou BBDC4. Escolha qual quantidade que deseja adquirir dos papéis e qual valor deseja pagar pela compra.
Depois de realizar essas operações, insira sua assinatura digital e confirme. Quando o preço escolhido por você for atingido, automaticamente sua ordem de compra será realizada, o mesmo vale para ordens de venda.

Investir no Bradesco pode ser uma excelente oportunidade para diversificar sua carteira. Como uma instituição sólida e de bom histórico, a perspectiva é que o capital investido tenda a crescer, ainda que passando por variações ao longo do tempo.

Mas como foi possível perceber ao longo do texto, é necessário levar em conta seu perfil de investimento e trabalhar com uma parte de seu capital que não comprometa sua segurança financeira. Contar com especialistas de sua corretora também pode fazer bastante diferença no sucesso do investimento.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.