Bom dia, Investidor!
Seguem os principais highlights para o dia de hoje:
– O Ibovespa fechou o último pregão com queda de 0,76% a 108.870 pontos, já o dólar teve queda de 0,74%, cotado a R$ 5,3827.
BRASIL
– Principal ETF brasileiro negociado nos EUA – iShares MSCI Brazil (EWZ) avança 0,24% no pré-mercado de Nova York.
– A produção de petróleo e gás natural no país registrou um recorde no mês de outubro. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, foram 3,24 milhões de barris por dia de petróleo e 148,7 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural.
– Por aqui, os investidores vão seguir de olho nos próximos passos de transição do governo Lula. No front econômico, o indicador de maior relevância da semana é a prévia do Índice de Preços ao Consumidor, que será divulgada na quinta-feira.
Mundo
– Os mercados mundiais iniciam a semana no território negativo, com investidores ainda avaliando as perspectivas inflacionárias e a possível trajetória das taxas de juros dos principais bancos centrais, em semana mais curta nos EUA.
– As vendas de moradias usadas nos Estados Unidos recuaram 5,9% em outubro ante setembro, ao ritmo anualizado de 4,43 milhões de unidades, segundo dados com ajustes sazonais publicados pela Associação Nacional de Corretoras. O recuo foi menor que o projetado por analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que estimavam queda de 7,2%.
– O S&P e a Dow Jones recuam agora pela manhã, em 0,38% e 0,30%, respectivamente.
– Nos Estados Unidos, com a semana mais curta, a agenda está enxuta de indicadores. O grande destaque fica com a ata do Comitê de Mercado Aberto do Banco Central americano, que sai na quarta-feira, um dia antes do feriado.
– O petróleo Brent recua agora pela manhã, em 0,66%, uma vez que os temores de oferta diminuíram, enquanto as preocupações com a demanda de combustível da China e a força do dólar norte-americano pesaram sobre os preços.
– O minério de ferro negociado na bolsa de Dalian ficou estável, a 745,50 iuanes.
Bons Negócios!